6 de jul de 2011

vamos aprender a costurar? pap saquinho de tecido

Olá turminha querida que sempre está aqui comigo :)

Faz tempo que não posto um pap meu, não é? Estou com essas fotos guardadas mas sem tempo de postar. É meu primeiro pap de costura. Não reparem viu? Tinha planos de voltar a costura em janeiro, mas muita coisa aconteceu e fui adiando. Cada vez que abro o armário e vejo meus paninhos, me dá comichão. 
Mas há uma história por trás da costura... Minha mãe era costureira, uma costureira de mão cheia, como costumava se falar (coisa de véia). Quando ela faleceu eu dei a máquina dela para minha cunhada, pois sabia que iria me fazer sofrer vê-la por aqui e mais ainda usá-la. Dei e comprei uma para mim, isso há quase 5 anos. Mas cadê de eu usar a bendita máquina? Hoje eu sei que havia uma barreira e quando, há meses, sentei para usá-la, para fazer dois saquinhos que uma cliente me pediu, foi que entendi tudo. Foi muito difícil, foram muitas lembranças que despertaram, mas lembranças boas, meu quarteliê se encheu dela.

Esses foram os saquinhos produzidos e os tecidos foram escolhidos pela cliente



Os saquinhos seriam do tamanho 25 x 35cm e cortei um retangulo 27 x 37cm, ou seja, deixando 2 cm a mais de cada lado.

Na parte de cima dobrei o tecido duas vezes, usando  1 cm que cortei a mais e fui marcando 
(não tem que ficar 1 cm certinho, ok?)



passei o ferro, prendi com alfinetes e fiz a costura

ficou meio tortinho né? eita falta de prática!

Onde passar o cordão? Você pode fazer essa bainha acima com uma largura maior e passar o cordão por dentro dela. Ou pode também fazer como fiz: Usei um viés que cortei menor que a largura total do saquinho. Lembra que cortei com 27 cm para sobrar 1 cm de cada lado prá costura? E aí o saquinho fica com 35cm. Tiro então mais 2 cm do viés para que ele tenha uma distância da costura, dos dois lados, isso daria 33cm. Como vou dar uma dobrinha no viés para arrematar, deixo com 34cm. Ou seja, corto com 1 cm a menos. Tá confuso? hehehehe



Use a fita métrica para marcar a altura do viés no tecido para ficar certinho.

passe a costura deixando as laterais abertas para enfiar o cordão

Dobrei o saquinho e prendi as duas partes onde vou fechá-lo


Sempre se dá um pique onde tem cantinhos para ficar direitinho quando virar pro direito

passe o zigzag para arrematar a costura e não desfiar

Ali no alto, eu prendo a costura no saquinho com uns pontinhos a mão, para não ficar solta.

 agora é enfiar o cordão



Dê um nozinho nas pontas do cordão
Em tecidos estampados vc usa o viés de cor única
Em tecidos lisos vc pode fazer o viés com tecidos estampados
Depois que fizer o primeiro assim pode usar a imaginação 
e utilizar mais de um tecido no mesmo saquinho


Sempre que fizer uma costura, é fundamental estar bem passada, pelo avesso e depois pelo direito. Capriche no avesso pois esteja certa que as pessoas sempre vão olhá-lo.

Esse pap fiz de um jeitinho para que quem nunca costurou pudesse entender e eu espero que tenha consigo. Qualquer dúvida pode perguntar nos comentários e responderei lá mesmo para que todo mundo possa ler.

Gostaram? Alguém vai fazer? Se fizer me mostra?

Se você nunca usou uma máquina, 
treine a costura no pedaço qualquer de tecido prá ganhar intimidade com ela :)

beijos e um ótimo dia!!!!

24 comentários:

Ana Carla Benet disse...

Adorei Luci ... vou tentar!!!!!

Bjos
Obrigada

Entre Feltros e Tecidos disse...

Oi Luci bom dia!
Adorei seu PAP, ficou muito bem feito, esses saquinhos são ótimos para guardar de tudo.
Bjks
Marília

Cibele disse...

Luci, tbm estou nas aventuras das costuras, amei o PAP bem explicadinho, vou tentar e mostro.

Beijokas

Pâm disse...

Adorei teu pap Luci!
Nossa.... mto bem explicado e didático!
pareceu até fácil de fazer :)

beijossssssssssss

Débora... disse...

Oi Luci
Tudibom esse pap heim?!
Eu to começando nas costurinhas e precisando de pap bem assim, nos mínimos detalhes....hehe...
Já me sinto mais a vontade na frente da máquina, rs, acho que vou tentar.
Obrigadaaa
Bjsss

DUSKINHA bonecas de pano disse...

Ficou muito bonito o detalhe do viéis.
Lindo o saquinho.
bjs

Lu Artes disse...

Oi!!!!
Adorei, o pap, ficou bem explicadinho.
Tenha certeza de que sua mãe, onde quer que esteja, no momento que você costurava, ela estava sim presente, te observando e sorrindo, feliz.
Boa semana.
Beijus.
Luisa.

Dona Amélia disse...

Que tuuudo esse PAP, frô!! Quero ver se faço uns saquinhos assim pra mim, mas ultimamente nem tenho onde ligar a minha janominha. ;o( Tá tudo uma bagunça só por aqui, mas uma hora eu consigo, ah se consigo! ;oD

Mega xêros e obrigaaaaaada!
Paty

Sô a criativa disse...

Luci ficou lindo o saquinho,e não é dificil,passar o tecido facilita muito a costura,pra que será que ela vai usar? eu já imaginei uma almofadinhas retangular para enfeitar cama e sofá,vi muitos trabalhos de costura lá na mega,o tempo de costuras da nossa mãe esta em alta,a geração de hoje não se liga nessas coisas lindas,é uma pena!!! eu também não ligava.mas hoje me arrependo de ter dado a máquina da minha mãe,além de ser um modelo vintage,era muito boa.
bjinhos♥

GoArtes disse...

Adorei o pap, eu que não sei costurar, mas, que estou para ganhar uma máquina que foi de minha mãe, adorei e vou tentar fazê-lo, assim que ela chegar :)
Obrigada pelo pap!
Xerokas
Gorete

ADRIANA disse...

Luci, eu ameeeeeeeeeei! Estou iniciando no caminho da arte há poucos meses e mais recente com tecidos, seu pap foi super didático especialmente para nós inciantes! Obrigada por compartilhar conosco seus conhecimentos! BJU e fique com DEUS!

Marcia disse...

Olá Luci.
Adorei o PAP.
Obrigada.

Beijos

Márcia

Cantinho da Rosy disse...

oi linda adoro seu blog,as coisas q vc diz e ensina,vc é super caprichosa...bjo no coraçao♥

Vania disse...

Oi Luci,boa noite !!!
kakaka,coisa de véia...rs,de vez em qdo solto umas coisas aqui e os filhos falam"nossa...que coisa..." e eu já concluo,de véia mesmo...rs.
Vc fez e falou de um jeito q está parecendo q é fácil mesmo...fiquei c/ vontade de fazer...pelo menos saquinhos preciso aprender a costurar...rs.
Luci,obrigada pela aulinha básica,vc é D+ !!
Tenha uma boa noite quentinha !
beijo.
Vania.

Vania disse...

Oi Luci,voltei !!
Já estava cometendo uma grosseria e indo embora sem falar que fiquei APAIXONADA nos saquinhos q vc fez !!
Então Luci,agora vc conseguiu enfrentar e contornar a situação das lembranças de sua mãe,que bom !!
Agora seu quarteliê se encherá mais de alegrias...
Fique bem e na paz!
beijo...de novo..."coisa de véia"...rs.
Vania.

STILO BASICO disse...

Puro capricho, parabéns pelo PAP, como sempre super bem explicadinho.

bjim

andreia disse...

Andreia Frezarim
Olá Luci!!!
Como vc é muito amorosa,seus paps é muito bom de ver,dá pra entender tudo direitinho.Eu agradeço.Bjins

Karen Kessler disse...

Oi Luci,

Hoje postei o primeiro saquinho que fiz e aproveitei para linkar seu pap. ok?

http://bykarenkessler.blogspot.com/2011/11/eu-que-fiz-saquinho-de-tecido.html


Beijos,

karen

T I A PATY disse...

Oi Luci
adorei tudo por aqui :)
Um PAP explicadinho faz a diferença,esse eu QUERO FAZER !
bEIJo

lilica disse...

Oi,lindo de mais, era algo assim que eu estava querendo ver,obrigada por compartilhar.


Meu esposo comprou uma singer quilter,ainda não sei mexer muito,mais vou tentar fazer.
bjs

Vera artesanatos disse...

Muito bonito e com explicações claras!!!
Muito obrigada e parabéns!

grande abraço
Vera

Rosana disse...

Olá Luci, tudo bem? aproveitei o seu pap e fiz uns saquinhos também. Obrigada por compartilhar. Ah, outra coisa, eu coloquei o link do seu pap lá no meu blog, feitoderoh.blogspot.com.br, se você não se importar.. qualquer coisa é só entrar em contato que eu tiro, ok?

Suely disse...

Adorei! Parece fácil de fazer. Obrigada!"

Anônimo disse...

Muito bacana!! Bem explicativo, obrigada! Elaine