25 de mai de 2011

passando a roupa e guardando no armário

Bom dia! E bom dia do comecinho, porque são 03:08 nesse exato momento. Já dormi, acordei e estou aqui deliciando um café.
Foram muitos comentários e emails e dos grandes :) Li cada um e quero comentar e esclarecer algumas coisas. O post ficou muito grande, mas queria escrever tudo num só post para encerrar o assunto. Se vc tem pouco tempo, favorite e leia um pouquinho por dia ;)

Só uma pessoa entendeu o porque do meu post, foi a Lola. Se voltarem lá no início do post vão ver que eu escrevi : "Eu não esquento minha cabeça com isso de comentários, de ter muitos ou poucos, mas me questiono em determinados posts, os valores e a educação das pessoas. Ontem pedi ajuda numa campanha muito importante. Ninguém é obrigado a ajudar. Muita gente nem pode ajudar. Claro que sei e entendo isso. Mas não pode deixar uma palavra de incentivo para que outros se animem tb? Não pode dizer que vai ajudar a divulgar e fazê-lo?"

E a Lola comentou: "Acho que vc ficou mais irritada não foi com comentários em seu blog...foi mais o não aparecimento da ajuda necessária não é? Ainda mais que a gente sabe, como blogueira, que tem um monte de arteiras por aí que podem fazer o que vc pediu: casaquinhos, sapatinhos e tals ou divulgar. "

O que motivou meu post foi isso, a falta quase absoluta de retorno num assunto que prá mim é importantíssimo e que acho deveria ser para todo mundo. Um outro exemplo é no Twitter, vejo pessoas retuitando um monte de porcaria, mas é incapaz de dar 1 simples clique e retuitar e divulgar a Campanha Solidária. Sim, eu reparo isso e muitas vezes me irrito. 
Como eu disse, entendo que tem gente que não pode ajudar, gente que já ajuda outras pessoas na sua própria cidade, por exemplo, mas não entendo ignorar. Porque divulgar a Campanha é grátis e é uma grande ajuda. No post eu convidei para ir lá no Blog Solidário e ler o post da Campanha. Quantas pessoas será que clicaram na imagem é foi até lá ao menos conhecer? Ver o resultado das Campanhas anteriores? Ver  a prestação de contas que faço? Sim, porque eu não saio pedindo dinheiro e faço rifa prá ficar com o dinheiro de ninguém e dizer que ajudei o abrigo.
Muitas pessoas me escrevem e dizem: " Luci, nessa não dá prá ajudar, mas vou divulgar" e eu agradeço muito. Se você não pode atender o meu pedido de fazer sapatinhos de bebê, ou uma peça para premio da rifa, vai lá no blog clica no botão de doação do pagseguro e doa 1,99. Quanta besteirinha se compra com 1,99 hoje em dia? Com esse valor eu vou comprar meias e aquecer os pés de uma criança ou idoso.
Mas tudo bem, ninguém é obrigada a ajudar, nem comentar nada sobre o assunto e nem divulgar sequer, eu sei. Mas eu também não sou obrigada a não me indignar com certas coisas e desabafar no MEU blog Esse meu em letras maiúsculas já é resposta para algumas pessoas, porque ele é meu e aqui eu posso escrever o que eu quiser, quando quiser e do jeito que quiser.

Sobre tudo que falei sobre a blogosfera, algumas pessoas não entenderam minhas colocações, então vamos por partes como diz Jack Estripador. E estarei respondendo não só os comentários do post mas também os emails.

- Pessoas que acharam que me referia a elas, não me referi a ninguém em especial, muito menos as amigas e parceiras de tanto ou pouco tempo, tudo foi de uma forma geral. Leiam com calma o post anterior e esse, ok? 


- Eu não estava e não estou com raiva, porque esse é um sentimento que raramente tenho e não dura mais que 5 min, quanto mais ódio que prá mim é um sentimento terrível e que só destrói quem senti. Mas sim, decepção, indignação...

- Sobre comentários eu não reclamei que as pessoas não comentam nos meus posts, mas reclamei especificamente do post da Campanha Solidária onde peço ajuda. Eu não me incomodo das pessoas lerem e não comentarem e até disse que eu faço isso (só reler o post com calma). Não comentamos por diversos motivos que vai de falta de tempo até simplesmente não ter o que dizer.

- Não sou contra sorteios, pelo contrário, faço sorteios. Ano passado eu fiz um por mes aqui no blog. Também participo de muitos.  Inclusive já defendi o assunto dizendo que existem diversos motivos que leva alguém a fazer sorteio e que cada um tem o direito de colocar as regras que quiser, assim como o outro tem o direito de participar e aceitar as regras se quiser. Me enche o saco gente ficar simplesmente  recriminando o que cada um faz no seu blog e dizendo que odeia isso e aquilo. Odeia? não participa e ponto! segue em frente.

- Tem gente que acha que é desculpa quando dizemos não visitar e comentar por falta de tempo. É muito fácil visitar todos os blogs que seguimos, retribuir todas as visitas feitas, comentar em todos, quando se tem poucos seguidores e se segue poucos. Eu tenho 4 blogs e é impossível fazer isso hoje, e eu adoraria poder fazer, poder conhecer mais gente e mais blogs, trocar mais idéias, mas não consigo.

- Minha mãe nos ensinou o uso obrigatório de 3 "palavras mágicas" : Dá licença, por favor e obrigada. Isso se chama educação. Eu não me importo de ensinar nada, porque se me importasse eu não teria aberto esse blog cujo objetivo é esse. Se o que e upostar ajudar a uma única pessoa, meu objetivo já foi atingido. Mas me incomodo sim com quem me manda email pedindo as coisas, eu respondo e nem agradece. Seja quem for!! Porém eu não tenho obrigação de ensinar nada a ninguém, eu faço porque quero e gosto. Tem gente que confunde a gente ser boa com ser boba. A gente dá a mão, quer o braço. E eu já passei da idade de me deixar usar pelos outros por não querer chatear . Hoje eu não que ME chatear. Tem gente que me escreve e nem meu nome certo escreve, me chama de Lucia, Lucy... 
Me mandar email pedindo algo e nem ao menos começar com um oi? já ir escrevendo o que quer? sem nem menos um por favor? me desculpe, não aceito.

- Todas as coisas chatas que citei que acontecem não é que acontecem comigo ou só comigo. Eu, por exemplo, só tive até hoje 1 comentário anônimo me agredindo, isso contando todos meus blogs. Mas tem blogueiras que sempre estão recebendo. Comigo as agressões vem mais através de emails e com endereços que não se identifica quem manda.  Isso costuma acontecer mais em blogs pessoais e sendo assim recebo por conta de postagens minhas no Vida.
Eu simplesmente aproveitei o post para falar de tudo e  não tirei essas coisas do nada. São muitas as blogueiras com quem converso e que reclamam de coisas que citei. E quer saber? Eu me incomodo muito mais pelo que fazem aos meus amigos, a quem gosto do que a mim mesmo. Desculpem o termo que vou usar, mas aos 52 anos e com 6 anos de vida virtual, eu já liguei o foda-se prá maioria das coisas ruins.
Quer saber o que mais me deixa triste? É quando amigas blogueiras me falam que têm vontade de largar a blogosfera porque não aguentam mais se aborrecer, porque estão perdendo o prazer. Fico prá morrer com isso... E não estou falando nem de uma ou duas, mas muitas. Um exemplo está nos comentários do post anterior, é só você ler o que a Quel escreveu e ela tem um blog lindo.
Eu mesmo quis acabar com os meus muitas vezes , mandar tudo pro espaço.
Se eu contasse aqui as coisas que sei, as agressões que são feitas através de emails e comentários anônimos nos blogs de amigas,  vocês não acreditariam. E amigas boas, que não merecem isso...

Com esses pontos respondi a quase todas que me escreveram e que eu precisava esclarecer algo. Porém quero responder a um comentário em especial, não porque simplesmente discordou, pois é um direito de todos e até acho muito legal ela ter tido a coragem de discordar, pois muitos devem ter discordado e não quis comentar. Mas porque coloca uns pontos que precisam de resposta.
Quando eu ler o post anterior daqui 1 semana, 1 mes ou 1 ano a minha opinião continuará a mesma em relação a tudo que escrevi. Isso não brotou porque hoje estou mais sensível e saí escrevendo simplesmente. São coisas que vem se acumulando e que eu queria escrever sobre elas há muito tempo.  Sinceramente espero que quando eu reler a blogosfera tenha se tornado um lugar melhor com a minha contribuição, porque esses pensamentos não são só meus, mas de muita gente, não só as que comentaram concordando comigo.
Sei sim diferenciar que são os amigos. Há pessoas que comentaram que conheço a mais de 3 anos. Outras falo por telefone, outras trocamos emails constantemente e outras já se tornaram amigas na vida real. E olha que muitos comentários não estão aqui porque o Blogger está com problema e não conseguiram comentar. Releia o post e verá que não disse em ora alguma que eu ou outras blogueiras nos incomodamos em ensinar, incomoda a falta de educação das pessoas. Você parece essas que citei que acham que temos obrigação e não temos. E se vc é das que pedem ajuda e não agradecem, está sim na minha lista negra.

Blogar é prazer! Ninguém é obrigado a participar de nada, a fazer nada. Sou contra todo tipo de cobrança. Cobrar visita, cobrar comentário, cobrar participação em sorteio, cobrar participação em blogagem, isso prá mim só tem um nome: carência.

Uma das blogueiras que conheço e que mais recebe cobrança, malcriação e agressividade é a querida Elaine Gaspareto do Um Pouco de Mim, quando para mim deveria ser a última com quem isso acontecesse, pois toda blogueira que conhece o blog dela já foi ajudada de alguma forma. É a pessoa que mais contrubui para a blogosfera. Quem tem dúvidas de como fazer algo no blog, basta ir lá nos maracdores do blog dela e procurar nas dicas de blog ou clique AQUI e veja o índice. Porém já começa aí um problema, a maioria tem preguiça de procurar, ler e tentar fazer e já vai mandando email perguntando e pedindo ajuda. Muit agente quer que ela vá no blog e faça algo, esquecem que isso é um trabalho dela, o que ela já faz de muito bom é ensinar no blog. E ainda tem gente daquele tipo, que escreve e quer resposta na hora, se não já manda outro email cobrando. Acham que ela fica o dia inteiro sentada na frente do pc e tem obrigações. 
Ela me apresentou a um blog onde a dona ensina muitas coisas sobre blog. Porém ela escreveu umas coisas lá que achei fantásticas e vou colar aqui prá vocês lerem. O blog se chama HTMHelen e ela é jornalista e cantora. Para escrever o que escreveu já deve ter sofrido muito essas cobranças.

"Atualmente minhas formas de trabalho voluntário na área de comunicação são apenas meus blogs,meus perfis no Twitter e suas respectivas páginas no Facebook. Mas deixo claro que são um hobby: faço se quero, quando quero e do jeito que quero, sem prometer e sem enganar.
Qualquer outro tipo de trabalho está sujeito a cobrança, não importa se você deseja que eu:
  • monte um blog para um grupo de apoio a crianças com câncer;
  • dê sugestão de nome para site de ajuda a dependentes químicos;
  • crie perfil no Twitter para ONG de preservação da ararinha azul;
  • faça página no Facebook para um orfanato;
  • tire fotos em uma festa religiosa que arrecada fundos para construção de uma creche.
Se quiser que eu trabalhe de graça, me chame para cantar, pular corda, jogar pôquer, pintar parede ou qualquer outra coisa divertida sem relação com a minha profissão. Não garanto que vou aceitar, mas se for algo que realmente me faça desanuviar, é mais provável que eu encontre tempo na agenda.
Obrigada pela compreensão."


E a Helen diz mais AQUI. Quer aprender mais sobre blogs e seus mecanismos? Visite e siga a Helen AQUI

Eu disse prá Elaine pedir permissão e colocar isso no blog dela. Aliás não só ela , mas outras blogueiras também deveriam, porque se as pessoas não se mancarem...
A Elaine aparece muito pouco no Twitter e agora decidiu que não vai mais aparecer e sabem porque? É só ela entrar e vem uma porção de gente falar de problema no blog, ou seja, o que prá ela deveria ser um momento de relaxamento e papear com as amigas, vira trabalho. Aliás espero que amigas não q eventualmente façam isso não fiquem chateadas, pois sei que não fazem d e propósito, mas fica o toque.
Ela me contou que essa semana quando abriu o twitter, já tinham um tweet assim para ela : "vc tá on, quero tirar uma dúvida" e aí ela fechou... Prá começar essa pessoas q ela disse q nem conheço, apenas a segue, deveri ano mínimo ter escrito "Olá! vc está on line? Pode por favor tirar uma dúvida minha?" Não acham que fica bem melhor? Tem dúvida?? manda email e quando ela puder vai responder se achar que deve responder.
Eu avisei a ela que ía falar dessas coisas aqui para exemplificar melhor coisas que falei.

E para terminar, sim, uma hora esse post tinha que acabar, né? Vou indicar alguns posts da Elaine, basta clicar nos links.




Se quiser aprender muito sobre seu blog, clica AQUI e procure o item Dicas de Blogs

São 5:14h . Espero não ter aborrecido ninguém, mas contribuido com algo. Quero que fique bem claro que tudo que escrevi é a minha opinião e você tem todo o direito de concordar ou discordar. Não vou ficar respondendo comentários porque tudo que penso sobre o assunto já foi escrito nesse post e no anterior, mas vou gostar de ler sua opinião. Desculpem se tiver erros, mas não vou reler para corrigir.

beijos e um ótimo dia !!!

amanhã voltamos a programação normal :)

12 comentários:

Trinca Tricot disse...

Olá Luci, adorei suas palavras, por enquanto não tenho tido este tipo de problemas mas conheço algumas colegas que já tiveram situações muito desagradáveis, horríveis mesmo.
Em relação aos sapatinhos, so tenho receita para bebé, mas se você for ao sitio www.garnstudio.com tem receitas muito fáceis para adulto e em português, espero ter ajudado. Beijos Bons e tenha um bom dia.
Sónia

Varal das Artes disse...

Luci,
Devo dizer, que se alguem tinha duvidas quanto ao post anterior e toda sua justificável indignação, agora certamente não terá mais rs.
Essa vida nossa de blogueira nao é facil, mas tem um lado que supera essas chatices neh querida?? As pessoas de bem que sempre estao conosco, sem segundas , terceiras e ou quartas intenções rsrs além do ensinar e aprender que é algo mágico.
Beijos e bom dia!!
Karin Montone

Tatitando Arte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Simone Aline disse...

Luci, amiga, li tudinho!! Adoooooro posts longos, normalmente tem "assunto", se é que me entende... =) E eu sei que entende!
Vou ler o outro post para não ficar um pouco "perdida"! Ontem eu deixei um comentário para a Elaine, num post tb "desagradável", onde ela diz que ficou chateada por um "anônimo", desabafou sobre isso e ainda deu as dicas pra gente não "cair" nessa (ô pessoa abençoada... só ela mesmo, que escreve "tristinha" e ainda pensando em ajudar). Assim como vc...Vocês são muito fofas, até quando se "queixam" de alguma coisa, o fazem com doçura!!! =)
Eu gosto do jeito da Helen, na verdade morro de rir com alguns comentários... Fico pensando: tem gente que parece que tem M na cabeça!!!! kkkk Só pode!!!
Luci, eu concordo com vc quando diz que "quem não quer, não participa" e tb detesto cobrança (fazer e receber). É chato, né? =/
E outra coisa que eu detesto: gente que só reclama dos outros!!! Putz! Isso é muito feio mesmo! Tem blogueira que enche o saco só falando dos outros... reclamam de sorteios, reclamam de regras, reclamam de selinhos, reclamam de tudo...tem pessoas que parecem que só sabem escrever o lado ruim de tudo... aff!!! Mas não fique assim... a ajuda vai chegar, sempre! Bom dia pra vc, amiga!!!
Vc, por si só, é especial e quem não gostar do seu jeitinho (ou tiver mania de perseguição e achar que tudo é para si...rs), vou te dizer a mesma coisa que disse pra Elaine: manda resolver comigo!!!! kkkkkkkkkkkkkkk
Bjs gigas!!!!! =)

Sonia/sbspsp disse...

Depois do post de ontem ainda teve gente que não entendeu? Incrível.
Definitivamente adoro ler o que vc escreve, porque vc escreve um texto com começo, meio e fim, correto e comalguma mensagem interessante/importante.
Eu fui uma das pessoas que não respondeu adequadamente o post do Blog Solidário e peço desculpas; estou vivendo uma situação muito estressante aqui em casa e às vezes não presto atenção em nada. Mas já compartilhei o selinho da campanha.
bjs
Sônia

Lola disse...

Oi Luci!
Pois é amiga...vivendo e aprendendo! Olha, vou te falar uma coisa que aprendi na pele e nesse mundão doido da Internet: Quando eu só tinha orkut, arrumei, sem querer (sem querer mesmo porque nem conhecia a pessoa), um pau terrível com uma moça numa comunidade do SPFC. Nós colocamos, num mesmo tópico de discussão, opiniões completamente diferentes sobre o técnico do São Paulo, na época, Muricy Ramalho. Eu ferrando com ele, ela elogiando. Bom, da discussão, a coisa passou a ser pessoal. Tudo que eu escrevia, qualquer coisa mesmo, ela achava que era pra ela. A loucura chegou a ser tão grande que até uma bio que coloquei no meu perfil, onde me referia a um zagueiro da velha guarda do SPFC, como forte e guerreiro, ela achou que eu estava zombando de uma tattoo que ela fez nas costas em homenagem ao seu filho morto...pode isso??? E o que percebi? Que o papel e a internet aceita tudo! E que as pessoas irão interpretar do jeito QUE ELAS QUISEREM o que escrevemos, por mais nada a ver que possa parecer! Se vc escrever: eu amo você! tem gente que vai achar você encantadora e educada....outros lhe considerarão uma galinha a caça e outros ainda considerarão você uma "pedreira" ou alguém que está tentando "cantar" outro alguém! kkkkkkkkkkkk
Ou seja, minha amiga, por mais que vc queira falar, pedir, se explicar, sempre vai ter aquele que não entenderá bulhufas! Desencane, continue com sua programação normal e por fim, durma tranquila pois seu dever como cidadã, blogueira e voluntária ESTÁ SENDO cumprido!

Bjs
PS: adorei ver meu co-dinome no post! kkkkk #alocka

Telma Maciel disse...

Luci, concordo com a Lola. Não tem como agradar a gregos e troianos. Se vc der atenção a todos os comentários, vai se estressar. Pq vai ter gente que vai comentar ou mandar email só pra te irritar. Ignore!
As críticas e até mesmo as discordâncias q vc deve levar em consideração são as construtivas. As outras, delete da sua vida!
Qndo comecei a receber os tais comentários anônimos no meu blog, fiquei tão chateada que passei uma tarde inteira chorando por conta disso... envolviam minha filha, marido, minha vida! E eu sei quem é a pessoa real. Fazer o que? Continuar me abalando? Depois desse que me fez chorar recebi mais uns dois... ignorei, sabe? E hoje não recebo mais. Com certeza a pessoa continua lendo o meu blog pra me vigiar, mas eu só posso fazer uma coisa: REZAR PARA QUE ESSAS FORÇAS NEGATIVAS NÃO ME INFLUENCIEM!
Continue com o que vc tem em mente, continue sendo o que é. Quem não gosta vai acabar se cansando e vai embora. Não deixe MESMO as suas convicções de lado! Vc é uma querida!
Beijo

Alê disse...

Luci, acredito que muitas que leram seu post, assim como eu, concordam com cada letra escrita. Cada um escreve e lê o que quer e concorda ou não e ainda bem que somos diferentes. O problema da internet é que nem todos conseguem ler com a alma e interpretam os textos da forma que melhor lhe convem.

Bjo enorme,

Alê

KINHA disse...

OLÁ LUCI...
ENTENDO O QUE VC QUIS DIZER COM TUDO ISSO...ACABEI DE LER O POST ANTERIOR E SEI BEM COMO É FICAR INDIGNADA...
NÃO LI AINDA SOBRE A CAMPANHA...
MAS ASSIM Q DER EU VOLTO AKI PRA LER...E JÁ AVISO DE ANTEMÃO QUE QUERO AJUDAR...
AMO FAZER SAPATINHOS...E FAÇO QUANTOS VC PRECISAR...RS... QUALQUER COISA ME CHAMA NO EMAIL,LÁ EU TO TODO DIA:jack_kija@hotmail.com...
BOM...
DEIXA EU IR,PQ AINDA TEM MUITOS CANTINHOS QUE QUERO VISITAR HJ....
BJINHOS E ATÉ MAIS...

RUDYNALVA disse...

Oi Luci!
Agradeço todos os esclarecimentos.
É muito bom poder aprender com quem tem experiência.
Sucesso sempre!
cheirinhos
Rudy

Ro Em Frente disse...

Oi Luci!!!!
Sabe tem pessoas que não teem Senso mesmo ou Simancol e espero mesmo do fundo do meu Coração, que com este seu Desabafo mude um pouco as Coisas na blogosfera porque vou te contat também já tivemos nossa Cota e como vc falou isto vem acontecendo com pessoas queridas, amigas.

Eu entendi perfeitamente o que vc quiz dizer, quando vc coloca alguma coisa que dizemos não muito interessante as pesssoas dão vários RT e quando é algo para ajudar ao próximo Ave Maria, são poucas mesmo.
E quanto a gentileza essa então nem se fala a gente recebe email perguntando,como faz , como faz aquilo.Mas as Palavrinhas Mágicas essas vou te contar passam longe.

E vou te dizer tem Aquelas Amigas que a gente dá gosto de Ajudar, mas não para receber algo em Troca, posso dizer que este gesto vem só dá gente olhar na Tela como se tivessemos nos olhando pessoalmente vc sabe o que estou querendo dizer, pra gente é só pedir que estaremos Aqui!!!!

Sei quanta pessoas vc já ajudou e continua a Ajudar.O que está faltando hoje em dia em algumas pessoas e talvez seja até pela Educação que recebem éo Sentimento ao Próximo.Sempre ensinei aos meus filhos dividir e até hoje dia das Crianças e olha que o Rodrigo está com 17 e a Valéria 15 e o vai. Completar 10 agora em Junho,Mas quando chega dia das Crianças e Natal aqui em casa é Sagrado vão logo ver o que eles não estão usando ou Brincando para Doarmos.Falei estas 2 datas porque sãao as principais mas em outras épocas também.Vejo muito isto a Falta de Doação esta muito grande e eu sempre Bato nesta Tecla e agora estou vendo aqui também no mundo Virtual.
Mas tenho certeza que com este seu Desabafo as coisasa vão melhorar ainda tenho Esperança!!!!

Beijkas Mil!!!!
Ro e Va

Renata disse...

Oi Luci!
Recebi suas mensagens por email, mas tenho acessado muito pouco. Até sou uma das que deu uma olhada e não comentou...desculpe.
Entendo sua indignação.
Tenho reparado também que muitas blogueiras tem reclamados dos comentários e emails malcriados que vêm recebendo. Já comentei na Elaine que acho um absurdo quem dedica seu tempo a agredir, atacar e magoar os outros.
Lucy, ando meio na loucura ultimamente, sinto se não dei a devida atenção, a intenção não foi essa. Você sabe que sempre que pude contribuí do meu jeito.
Tenho um grande carinho e admiração por voc~e e pelo que você faz.
Beijos, Renata
palpitandoemtudo