23 de fev de 2011

Páscoa - Pintando Cascas de Ovos

Bom dia!!!!

Vamos começar a falar de Páscoa? Não é cedo não, ao contrário, já passou da hora de pesquisar e escolher o que vai fazer. Esse trabalho eu comecei a fazer há mais de 10 anos, quando ainda não trabalha como artesão, só fazia umas coisinhas para engrossar a renda. Vi prontos e fiz na dedução.Esse post foi postado inicialmente em abril/2009, bem no início do blog. Espero que gostem :)






- Use uma faca de ponta para quebrar a casca no lugar onde o ovo é mais pontudo. Dê umas batinhas, sem muita força para não rachar toda a casca.


-Depois, com a ponta da faca, vá tirando os pedacinhos para fazer uma abertura que não seja muito grande e com o cuidado de não rachar a casca. Não tem jeito, muitas vezes vocês vão perder as cascas.

-Para o ovo sair, fure a gema com a ponta da faca e vire de vez enquando para entrar ar e o ovo sair mais fácil.

- Com uma tesourinha vá "recortando" a casca para ficar uma abertura redondinha.

-Feito isso, lave bem a casca, principalmente por dentro. Coloque um pouco de água dentro e sacuda bem, repetindo isso por umas 3 vezes no mínimo. Após coloque uma gota de detergente dentro da casca, enche com água e deixe num canto por um tempo. Depois lave, enxague bem e coloque a casca num local para secar. Eu costumo colocar no peitoril da janela para pegar sol.

Algumas pessoas questionam se não fica cheiro se não tirar a pele de dentro da casca. No início eu tirava. Dá um trabalho danado. Após o molho com o detergente eu colocava o dedo mindinho dentro e com a unha rasgava a pele e ia tirando. Depois tentei não tirar e ver no que dava. Após estar bem sequinha não tinha cheiro. Porém, tem que ser bem lavada hem?

Material para pintar:
- uma placa de isopor
- palitos de sorvete. (a venda em lojas de produtos de festas)
- tinta – eu uso tinta plástica brilhante da acrilex

- Dobre a placa de isopor ao meio e enfie os palitos nela com uma certa distância. O palito serve de suporte para você pintar e para a casca secar.
Segure o palito e coloque a ponta do polegar dentro da casca para dar firmeza. Mas não se esqueça de não usar força para não quebrar.

- Primeiro dê uma demão de tinta branca para igualar a cor da casca. Depois duas demãos da tinta que você escolheu para o fundo.


Pronto! agora é só usar a imaginação.
A maioria eu faço com bolinhas usando os cabos dos pincéis. Mas você pode fazer o desenho que quiser.



- Depois de bem seco, recheie com Confeti de chocolate.



- Para fechar corte papel de seda e dê uns piques para não enrrugar demais ao colar.


- Passe cola na beirada da casca e vá ajeitando cada parte.



- Use o pincel para fixar e alisar


Depois de seco pinte com a mesma cor usada no fundo.




Você pode fazer embalagem individual com celofane...



ou colocar numa cestinha com fitinhas de celofane



Nesta cesta tem 6 ovos.

Já tentei usar a tinta pva e envernizar. Porém aconteceu do verniz manchar algumas bolinhas e em todas o verniz ficou um pouco grudento. Já pensaram encerar e lustrar cascas de ovos? :D

Tem um tempo que pesquisei sobre esse tipo de trabalho e encontrei muita coisa legal. Depois mostro prá vocês. E então , gostaram? Vamos começar a juntar cascas de ovos?

beijos e um dia delicioso para vcs!

obs. Fiquem atentos porque vou postar umas imagens de páscoa, mas não vou deixar muito tempo, viu? no máximo um dia para evitar problemas. Para quem ainda não sabe, eu faço isso principalmente para ajudar as amigas que moram em cidades com poucas opções.

33 comentários:

Denise disse...

Adorei!! O pap tá ótimo e o resultado então, nem se fala. Obrigada!!!
Beijos

Aline disse...

Que isso? Abro minhas atualizações e vejo um blog novo? AMEI!!!!!
Seu pap ficou excelente!!!
Beijoss

Anny Batista disse...

Muito legal querida! Adorei o pap, tudo bem explicadinho! =D

Bjinhos

♥ Artes da Quel ♥ disse...

Maravilhoso esse novo blog, vou vir sempre aqui aprender coisas novas... principalmente que amo suas artes!

Beijos,
Quel.

Vitrine - Artes da Táta disse...

Olá Luci....
seu pap ficou perfeito!!!!
Muito agradecida por dividir com as amigas blogueiras!!!!
Vou fazer fofoca... hehehehehhe
espalhar por ai seu novo blog.... rsrsrsrs
bjokas, Cátia

calma que estou com pressa disse...

este post que voce fez, me levou lá prá minha infância, a gente ajudava minha mãe a pintar as cascas dos ovos(que ficava guardando duante um mês! a gente pintava, colocava o amendoim doce que a mãe fazia, dentro deles, e depois colava que nem tu fez! e prossegui com isto, fazia para os meus filhos quado acreditavam no coelhiho, mas o tempo passa, mas as emoções não! então neste ano eu fiz de novo todo este trabalho, com amendoim tb que minha mãe fazia! foi uma festa aqui em casa, e tinha guardado para algumas amigas, para presentea-las, não é que não sobrou nenhumzinho prá contar história. acabou que guardei as casquinhas pintadas, pq ficaram tão fofas! E aqui em Minas o pessoal não sabia deste costume- pensei que era só no sul- coisa de alemão(que minha mãe tem origem alemã)!
bjs
e obrigada pelas recordações

STILO BASICO disse...

essa tecnica eu não conhecia , gostei de ver .. logo logo a pascoa tá de volta...

STILO BASICO disse...

essa tecnica eu não conhecia , gostei de ver .. logo logo a pascoa tá de volta...

Marlene disse...

Adorei a ideia... Parabéns.
Não sei se incomoda, mas fiz uma referência ao seu blog e a esta magnifica ideia.
Pode ver em http://donadecasadesajeitada.blogspot.com/
Beijinhos e boa Páscoa

Pequenotes coloridos disse...

Os ovos ficam mesmo bem pintados. Até dá vontade de não comer o recheio!

Dirlene Serrano disse...

Qdo. eu era pequena costumava pintar e tb. decorar com papel e outras coisas ovinhos de Pascoa. Faço isso todos os anos com meu filho de 5 anos. É claro que devido a puca idade dele não ficam a pereição dos seus, mas nós nos divertimos muito e desta forma passo adiante esta tradição antiga. Minha tia costumava pintar casquinhas da seguinte forma: numa panela com água fervente ela colocava gotas de tinta à oleo (esmalte sintético) de diversas cores e nela mergulhava as casquinhas as quais ficavam com um colorido explêndido e inigualável.
Obrigada por compartilhar conosco.
Abs.

Carine Gimenez disse...

Luci que ideia ótima!
Eu nem sei de qual gostei mais.
Adorei!

Suzete Retti disse...

Luci,
que lindos e que idéia boa.Parabéns.Bjs.

Sandra disse...

Que legal, Luci.
Já tinha pensado em fazer isso mas sempre me faltou inspiração. Meus problemas acabaram!! Seu tutorial está muito bem detalhado e adorei a idéia de encher com confeti e depois fechar.

Pode-se usar como embalagem também a própria caixinha de ovo, né. Tem a de seis ovos que é tão bonitinha. Imagina ela (tá bom, imagine-a) pintada com azul bem clarinho...

Beijos.

Dona Amélia disse...

Oi frô!!
Ameiii essa idéia e já vou começar a juntar as minhas e fazer direitinho, assim quando chegar a Páscoa eu terei algumas pro Vinie e outras tantas pra levar pro Centro espírita que frequento e doar pras crianças de lá, pois eles mantém uma creche. ;oD

Obrigada por cuidar de nós com tanto carinho viu, Luci, sempre compartilhando conosco o que sabe e o que tem!

Xêros, bonita!
Paty

Patricia Daltro disse...

Acho lindo demais esse artesanato com ovos, mas sou uma completa nulidade nessa arte.
O meu ovo iria se espatifar só de tocar nele!
Agora os seus, ficaram lindos demais!

Ingrid disse...

amei Luci...

Vou tentar sim!
Se conseguir e ficar legal eu mostro..
:)

bjs

Neli Rodrigues disse...

Que PAP bem explicadinho, adorei.
Bjs♥

Priscila Rodrigues Bittencourt disse...

Amiga, Adorei a idéia e vou fazer um teste aqui, depois te conto como foi tá?

Beijos e boa noite!

Lourdes Tayt-Sohn disse...

Que fofo!! Diretamente do país da Fofolândia!!! amei...

A FADA DAS AGULHAS disse...

Luci,que lindinho ficaram os ovos.Você me fez recordar minha infância,no colégio.
Tinha aula de artes uma vez por semana,e pintei ovos assim..rs.Os seus ficaram muito delicadinhos..uma ótima idéia para decorar,presentear,enfim adorei!

Beijoooo e uma quarta-feira ilumina para vc!

Simone Souza

Adriana Balreira disse...

Tão fofos esses ovinhos!! Aqui em Fortaleza tem a Igreja do Libano que no Domingo de Páscoa entrega para cada um um ovinho desses. Mas dá um trabalhão, hein amiga!!! Mas são lindos!! Parabéns!! Ameia a ideia!

Beijos
Adriana

Ana Carla Benet disse...

Own, que fofo !!! Adorei ...

Bjo

Tays Rocha disse...

Adorei Luci, esse está mais simples né? Ficaram lindas e delicadas. Mas adorei o outro todo elabordo, eu não uso muito ovo, porque raramente faço bolo e etc... mas quero ver se junto algumas casquinhas. Beijocas ♥

Esther Almeida disse...

Oi Luci,
Tô aqui pra te convidar para o Encontro de Artesãos Rio/ Niterói/ São Gonçalo - dia 19/03/2011 - Dia do Artesão, vai ser uma FESTA!! E vc não pode faltar, contamos com a sua participação.
Maiores informações no meu blog: http://www.tecart-esther.blogspot.com
Esperamos por vc.
Bjus

Flaviane Koti disse...

Adorei! Acho que é unânime,rsrs
fiquei com vontade de fazer.
Bjs

Anonymous disse...

Muito lindo! Adorei! Parabéns pela criatividade.

gyestrela disse...

OLA
GOSTARIA DE SABER O VALOR DE VENDA DA CESTA COM 6 OVOS, E O VALOR UNITARIO.OBRIGADA E PARABENS.

kakau disse...

Olhando isso me lembrei da minha infância. Sou descendente de alemães e minha avó materna sempre fazia esses ovinhos decorados na Páscoa só que ela recheava com amendoim doce e depois escondia pelo jardim e precisávamos achá-los primeiro para depois saborear. Muito obrigada pela deliciosa recordação.

*Rê Giota* disse...

Nossa como tem idéias legais aqui,amei seu espaço,espero que venha me fazer uma visitinha,bjuxx e sucesso.

Érica disse...

Luci!

Que graça! Vou tentar fazer no final de semana!

Adorei!

Nanny Trilegal disse...

Gostei demais das dicas.

Obrigada!

Beijinhos,
Nanny

Amanda disse...

Que gracinha! Vou fazer menção lá no blog, tá? Ideia super querida... Muitos beijinhos e parabéns!