14 de out de 2010

pap / tutorial técnica com linholene


Bom dia queridas (os) ! Tudo bem?

Aqui está tudo bem! Esse friozinho gostoso e muitos trabalhinhos saindo do forno. Diversas amigas me perguntaram sobre essas caixas com betume que postei. Como não vou fazer nenhuma agora para fotografar o pap, vou só explicar como é, mas é fácil, você vai ver.




O material usado para enfeitar as peças é o linholene, aquelas toalhinhas plásticas que você compra a metro. Existem com diversos desenhos. Você a recorta da forma que quiser para colar na caixa. Você pode também usá-la para cobrir toda a tampa. Enfim, vai do desenho e da sua imaginação.

Depois que você preparar e pintar a peça, cole o linholene usando cola Cascorez rótulo azul pura. Tenha dois cuidados. Primeiro para que todo o linholene fique colado, as vezes algum pedacinho pode ficar solto. Segundo, de não ter excesso de cola, pois vai passar betume e onde tiver cola ficará diferente do resto. Pode depois de colado, usar um paninho úmido e tirar, com cuidado, o excesso de cola. Pode apressar com o secador de cabelos, mas não muito perto por causa do plástico

Agora é passar o betume como ensinado aqui. Não esqueça que quanto mais betume mais escuro, mas isso vai de acordo com o resultado que você quer. Aliás você pode terminar o trabalho nessa etapa, se preferir.

Para finalizar você pode usar uma pasta dourada, que eu usei nas peças acima. Eu trabalho com a pasta concentrada da Aquarela do Brasil, que você pode conhecer aqui. Você passa o dedo na pasta e depois passa no linholene. Porém você deve ter o cuidado de só passar na parte mais alta, evitando que toque na peça. Mão leve, hem? Porém nessa parte também é uma questão de gosto. Na peça da segunda foto, que foi a primeira que fiz, você pode notar que eu passei a pasta por toda a peça. E você pode notar que no baú eu fiz  a parte debaixo mais escura que a tampa. 

Usando o linholene sua imaginação pode voar.....

Quero fazer uma observação sobre o pap da técnica indiana que foi bem lembrada pela Biula. Usando a ponta da lapiseira para usar o dimensional, é bom ter por perto uma agulha caso a ponta dê uma entupida. Depois de usada tem que ser muito bem lavada e use a cabeça da agulha para ajudar a tirar o dimensional de dentro da ponteira. 

Então, gostaram? Se fizer, me mostra?

beijos e um dia bem criativo!!!!



22 comentários:

Mylinha disse...

Luci que lindeza essa técnica!!! Vou correndo comprar um pedacinho linholene pra eu poder testar!!! Amo suas dicas e obrigada por compartilhar conosco!! Bjkas!!

ISABELA disse...

Amiga parabéns pelo lindo trabalho.......vou testar e te mostro....
bjs e luz

Sonia/sbspsp disse...

essa técnica é legal.... muito obrigada por dividir conosco.
bjs
Sônia

Vanessa Biali disse...

Oi, Luci!
Que lindo esse trabalho!
Beijos,
Vanessa

Arte com Caixa disse...

Oi Luci! Muito lindo o baú!
Nunca imaginei que fosse linholene.
Muito boa a dica.
Um beijo e tenha um ótimo dia!
Kézia

Elaine Canha disse...

Adorei a técnica!
Vou testar qualquer dia desses.

Beijos

Rosangela Loeblein disse...

Luci adorei essa técnica, qualquer hora dessas vou me ariscar a fazer. Bjos

Silvia Mingardi disse...

Olá Luci, obrigada pela dica do betume, e fiquei surpresa ao saber o que são essas florzinhas, minha sogra tem um caminho nesse material...
Tô com um problema aqui... tenho a caixa de madeira, mas esta faltando a tampa pra que eu possa fazer esse trabalho e ficar completo... como você é uma pessoa com mil idéias... tem alguma sugestão do que eu poderia usar...
Beijos!!!

Flávia disse...

Lindos trabalhos Luci!!!Duas técnicas diferentes e muito criativas,que bom que vc posta para que possamos aprender!!
Bjussss querida,té!

Janete disse...

Olá, Obrigada pela visita!!!! E sobre os puxadores eu queria sim!!! Meu e-mail: janette_freitas@hotmail.com

Bjos

Neusa Silva Vaz disse...

Oi!!!! Muito lindo!!!!
Bjos!!!!

www.cha-com-biscuit.blogspot.com disse...

Olá Luci, adorei as dicas, tenho umas caixinhas, acho que vou fazer isto. Que legal, parabéns por compartilhar.
Abraços.

Mimo Chic disse...

Querida Luci,
Navegando pela net encontramos seu doce blog , quanto bom gosto e criatividade!
Alem de novidades, um aprendizado!
Seguiremos, adoramos
bjs
Lulu & Sol
esperamos retribuir com carinho no nosso...

Scrap y algo mas disse...

Tenho acompanhado seu blog e me encanta seus trabalhos. Parabéns!

Veronica Kraemer disse...

Luci querida, amei esta técnica, ficou divina!!!
E você sempre tão querida, compartilhando tudo que sabe!!!
Obrigada!!!
Beijossssssssssssss e muita luz pra ti
Vero

Mariza Sales disse...

LUCY EU ATE TENHO AQUI UMA TOALHINHA DESSAS, MAS NAO SABIA O NOME.RSRSRRSR. VOU TENTAR FAZER. FICA MUITO LINDO! OBRIGADA POR PARTILHAR CONOSCO TANTA ARTE.
BEIJOS

Mariza Sales disse...

AH LUCY, VC PINTOU A CAIXA ANTES DO BETUME? COM O QUE?
BJOS E OBRIGADA

Diana disse...

Oi Luci, ficaram lindas.Encantadoras.
Beijinhos e bom fim de semana

Karen Kessler disse...

Oi Linda!!

Acabei de votar , boa sorte!


Beijos,


KAren

Anonymous disse...

Trabalhos maravilhososss...

Alê disse...

Que lindo Luci, vou arriscar e te digo o resultado. Obrigada por compartilhar essas coisas lindas conosco.
Bjos,

Alê

Beth Matias disse...

Olá,achei linda essa técnica e tenho uns pedaços aqui,só queria saber se passo o betume no linholene antes de colar ou tudo jundo?