30 de set de 2010

pap pintura em porcelana


Bom dia!! Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Uma das coisas que me pediram para postar aqui no blog, naquele post que perguntei o que gostariam de ver no blog, era sobre pintura em porcelana. Um dos motivos que demorei é que eu estava num processo de pesquisa e aprendizagem. Não dá para falar de um assunto só pelo que se lê nos sites, é preciso experimentar e estar pronta para responder dúvidas e falar de sua experiência.
Pois bem, depois que não ter mais as canecas de melamina para pintar, resolvi experimentar as de porcelana. Para isso saí net afora pesquisando sobre material usado, como fazer, peças prontas...

Atualmente você dispõe de dois materiais para fazer esse trabalho de pintar porcelana e poder queimá-la em casa. Um são as canetas da Compactor, a Creative Marker, que são a base de água, ou seja, se erra pode lavar e começar de novo e a peça deve ser queimada em forno caseiro a 160º por 90 min. Hoje são 12 cores disponíveis.
Dentro da caneta, onde a tinta fica depositada, tem uma bolinha. Ao agitar a caneta, essa bolinha ajuda a misturar a tinta para ser usada. Após agitar beemmm, você coloca a ponta sobre uma superfície e bombeia (aperta e solta diversas vezes) para que a tinta desça.



Leia mais sobre elas aqui

Eu poderia escrever aqui todo o passo a passo, mas acho desnessário pois temos isso em diversos lugares. Particularmente, gosto muito de visualizar o trabalho sendo feito e o material sendo usado. Então pesquisei vídeos e encontrei diversos, onde você vai aprender direitinho como usar as canetas. No site do programa Ateliê na TV tem diversos e eu sugiro que você assista primeiro a esse, clica aqui ! Primeiro leia o passo a passo e depois clica em "assista o vídeo". Depois, vá na "busca" e digite "pintura em porcelana" e você encontará muitos vídeos sobre o assunto. 

O outro material é a tinta Decorfix 150. Aqui a história é outra rsrsrs  Eu falo isso porque é uma tinta diferente das que estava acostumada a usar, uma outra textura e é preciso "entendê-la". A primeira coisa a aprender sobre ela é que antes de usá-la pecisa mexer bem. Mas não é uma misturadinha rápida não, viu? Uso palito de fósforo grande , e tem que mexer por uns dois minutos para que o pigmento que fica no fundo do vidro se misture. Outra coisa é que ela seca rápido, não dá para ficar passando o pincel no mesmo lugar por muito tempo. Para dar uma segunda demão tem que esperar 24h. Pintei muitas peças e lavei antes de conseguir um resultado melhor. Ela também vai no forno caseiro, 160º por 35 min. Viram a diferença de tempo entre a caneta e a tinta? E aí você vai me perguntar: e se usar os dois na mesma peça? e aí eu vou lhe responder: deixei por 90 min, mas notei que a tinta fica bem mais clarinha que o normal.


Leia mais sobre elas aqui!  

O único vídeo que encontrei sobre o uso da tinta, foi esse da Teca Silvestre.


Para passar risco para a porcelana, você usa o o papel vegetal, passando o lápis atrás do risco para servir de carbono. Para riscar um desenho, descobri que existe um lápis próprio para riscar porcelana, Encontrei para comprar na Caçula e custou R$10,80. É o Aquarellable para papel, plástico, metal e vidro da Stabilo e é importado.

As peças que fiz até agora. 

nos pratos usei tinta e caneta



nessas 4 canecas usei tinta

nessas duas usei canetas

pincéis usei os da Condor, os mesmo que uso para pintura country e decorativa

Leia tudinho nos sites que indiquei, assista os vídeos e de resto é experimentar!!! Outra sugestão é ir no google e pesquisar "pintura em porcelana" e você vai encontrar muita coisa para ler e ver.

Espero que tenham gostado!!
Se fizer, me mostra???

beijos e um ótimo dia!!!!


OBS. O único cuidado que se deve ter com as peças pintadas, é usar o lado macio da esponja ao lavar. Na verdade, qualquer peça de porcelana pintada a mão, mesmo da forma antiga e tradicional, deve se ter esse cuidado.

29 comentários:

Flávia disse...

Ai Luci Vc é um Anjo!!!
Que Maravilha de Dicas,faz um tempão que (para mim)essas pinturas parecem um mistério.Rrsrsr.Mas agora vou correndo aprender tudinho!
Obrigada querida
Bjussss,té!

Paula disse...

"Fabulástico" obrigada pela dica
Jokinhas :)

Arte com Caixa disse...

Luciiiiiii!!!! Amei o post! Você é muito fofa! Obrigada pelas dicas. Mas ainda tenho a dúvida se a tinta sai na lavagem ou não. Isso é mito? rsrsrs
Beijos e tenha um ótimo dia!

Fabiana disse...

Luci, adorei as dicas, gosto muito de pinturas em porcelana. Já vi dessas canetas aqui na minha cidade, mas não sbaia que poderia ser queimada no forno convencional, agora vou reinar bastante, rsrs.
Bjs!

Adriana Moura - Amoarte disse...

Obrigada pelas dicas, adorei seu trabalho Luci, parabéns! Um abraço!

Edna Santos disse...

Luci

Obrigada por mais esta partilha!!
Que voce continue assim, nos brindando com a sua arte.
bjs
Edna Santos

Elis disse...

oi Luci lindos trabalhos!
Tem selinho no meu blog... passa pra pegar beijos

Jamile Salim disse...

Oi, Luci! Adoro as canetas para porcelana! Elas são ótimas! Quando fiz a experiência, achei que errei o "ponto" do forno, pois com pouco tempo a tinta foi descolorando ... Aí, no segundo, já foi melhor. Aqui em SLZ não tem a tinta decorfix, que comprei aí no Rio. Mas acredita que nunca tinha usado? É aquela coisa do olhão! A gente compra achando que vai fazer e acaba adiando. Mas, com as suas dicas, vou arriscar e preparar uma pecinha, que aliás, também já tenho em casa. Meu cantinho tá lotado de coisas ... Uma loucura! Mais uma vez te aplaudo por dividir suas experiências. Valeu! Beijoca!

arte da sadhia disse...

oi Luci tudo bem flor?? amei amiga ...aqui como sempre é tudo de bom ..eu que achava que pintar porcelana era um bicho de sete cabeças agora já sei que é que nem mamão com açucar
bjinhos e sucesso sempre querida

Cristiane disse...

Muito legal o post.
Já utilizo algumas dessas técnicas para printura.

Bjs
artdicris.blogspot.com

Fabiana Tardochi disse...

Oi amiga, vim agradecer a participação no sorteio do livro. Sábado é o grande dia de conhecermos a vencedora!!! No sorteio não precisa ser seguidora, mas como vc disse que era e eu não te encontrei no meu painel, corre lá para concorrer com 2 numeros. Bjs

Biula disse...

Uhuuu, legal, obrigada por avisar, Lucizinha!

Com certeza neste resto de semana até terça próxima não há como eu marcar.

Vou me organizar de data e te mando e-mail pra vc me dizer se fica legal pra vc, ok?

Luci, obrigada, obrigada! Eu é que estava com vergonha de perguntar, hihihi, bobinhas nóis, né?

Beijão,

Maria Lúcia disse...

Oi
Eu adorei a sua explicação.
Beijos...
Lúcia

produtosartesanaisartmanhas disse...

Oi Luci, adorei a dica,e aproveitando o ensejo; estou realizando um sorteio no meu blog de um lindo par de canecas, mas sem decoração...rss aproveite e faça-me uma visitinha, ficarei muito feliz...Bjos.
Andréa
http://produtosartesanaisartmanhas.blogspot.com/

Arte com Caixa disse...

Oi Luci, obrigada pelos esclarecimentos e pelas dicas...desculpe a minha insistencia...rsrsrs
Ah, valeu pela visita!
Vou comprar o material este fim de semana e te mostro o resultado. Só não sei se vou encontrar a porcelana aqui em Brasília por um preço justo! Mas vou à luta.
Bjs e tenha um ótimo fim de semana!

Mariza Sales disse...

Ola, Gostei da materia de pintura em porcelana. valeu.
Ja houve o sorteio? Aquele da condor. Nao encontrei aqui o resultado. Seria hoje 30 o resultado ne?
Abraços

♡ Aɳgɛʆ รapɛca ♡ disse...

Olá Luci
eu sou nova por aqui vim pela promoção e me encantei ,virei sempre pois amei seu cantinho e pelas suas postagens percebi que voc~e é uma pessoa muito legal e quero te ter como amiga !
Adorei conhecer essa tecnica de pintar porcelanas que pensei que não daria para usar o forno caseiro e agora sei que é possivel ,Vou te linkar no meu cantinho e quando estiver com um tempinho venha conhece-lo tbm !!!
MIL BJIM !!!!

TATI disse...

AMIGAAAAAAAA
AMEI, AMEI, AMEI AS CANECAS
VC É NOTA MIL
BEIJOS

MaluMari disse...

Oi Luci , vim pefir mais uma dica para você .
Queria saber onde comprar esse prato branco , só tenho achado ele já desenhado e de cerâmica , será que dá para fazer com o de cerâmica ? Não queria fazer eles assim queria dar essa tarefa para minhas p´roprias filhas , dar a elas a chance de criar o próprio prato e copo ou caneca.
Até breve
chuxu28@gmail.com

Simone Aline disse...

AMEI!!!! Estu doida para colocar em prática e fazer minha canequinha especial!!! Advinha com o que???rsrsrs
Bjks

andreia disse...

Andreia Frezarim
Olá Luci!!!
Eu amei o pap,já pesquisei muito,mais a sua instrução e aval fica bem melhor.rsrsr.Sou sua seguidora no Blog Artes da Luci.Bjins

TâniaF disse...

Lindo o seu trabalho Luci. Obrigada por partilhar suas experiências. Estava curiosa quanto a tecnica de pintura em porcelana e você me ajudou a ficar mais curiosa para tentar. Comprei uma canequinha e algumas canetas e vou me aventurar. bjs

Maria Ap Freire de Moraes disse...

Ja falei que vc e uma pessoa generosa,que bom que continua a ser muito obrigada pela dica. Um beijo grande!!!

Vera Moraes disse...

Show Luci. Divulgando na Fanpage! bjus!

katia Brito disse...

Adorei, chego a duvidar que é feito a mão!Beijos!!!

Celia Nedir disse...

Bom dia.
Estou precisando comprar as canetas. Onde moro nao tem. Nao estou conseguindo comprar pela internet. Sera que voce tem um endereço que eu possa fazer o meu pedido?
Obrigada
Celia nedir

Comidinhas de Bebê disse...

Oi Luci, comprei as canetas. Mas como desejo fazer a carinha no prato infantil imaginei que a tinta pudesse ser tóxica em contato com alimentos e então mandei um email para compactor que me respondeu assim: não recomendamos para uso gastronômico. Somente para uso decorativo. Como não encontrei nenhuma marca com o nome atôxica, ou então que pudesse ter o contato com o alimento, vc sabe me informar uma marca que possa usar sem problemas com alimentos?

Comidinhas de Bebê disse...

Oi Luci, comprei as canetas. Mas como desejo fazer a carinha no prato infantil imaginei que a tinta pudesse ser tóxica em contato com alimentos e então mandei um email para compactor que me respondeu assim: não recomendamos para uso gastronômico. Somente para uso decorativo. Como não encontrei nenhuma marca com o nome atôxica, ou então que pudesse ter o contato com o alimento, vc sabe me informar uma marca que possa usar sem problemas com alimentos?

maria figueira disse...

Gostei muito das informações que deu sobre pintura queimada no forno caseiro. Já já muitos anos que pinto porcelana com queimas em multa - método tradicional. Este modo de queima fica bastante dispendioso.
Agora para ensinar os meus netos estou a começar a a faze-li no forno. Comprei tintas na Holanda e vou aproveitar os seus conselhos. Obrigada