14 de set de 2010

pap pátina provençal

Bom dia!! Tudo tranquilo? Começaram bem a semana?

Semana passada postei no Artes da Luci, dois trabalhos novos que fiz e que amei fazer. Já fazia tempo que estava querendo fazer e adorei o resultado. Foram 2 quadros com o Divino. Um deles foi feito com a técnica de Pátina Provençal.


Vamos aprender?

Eu não fotografei o passo-a-passo, mas é bem fácil, você vai ver.

1- Preparar a peça como ensinei aqui.
2- Na pátina provençal, as cores usadas no fundo são marron e vinho, então dê duas demãos da cor escolhida.
3- Depois de seco, pegue uma vela e passe em algumas partes da peça. Passe aleatoriamente, mas principalmente nas quinas. Eu não usei vela, usei a cêra poliflor incolor em pasta e com um pincel estreito, de cerdas duras, fui passando em algumas partes da peça. Fica a seu critério. Espere secar um pouco.
4 - Dê demãos de tinta branca necessárias para cobrir a cor escura, eu dei 3 demãos. Deixe secar.
5 - Com uma lixa grossa, usei a 120, vai desgastando as partes onde passou a vela ou cêra. Observe a foto do meu trabalho e veja como fica. Desgastar mais ou menos vai depender do seu gosto e do resultado que você quer.
6 - Para finalizar você encera a peça. Na pátina provençal não se usa verniz com brilho, ok? Como eu usei tecido no fundo do quadro e quis proteger contra poeira, usei verniz acrílico fosco em toda a peça.

Não é fácil?
Você pode usar essa técnica em qualquer peça e em móveis também.
Olha só!







beijo e um dia bem gostoso para vocês!!!!

eu volto para falar do outro quadro do Divino, viu?

21 comentários:

Renata Simões Rodrigues disse...

Oi Luci, passei para avisa rque eu recebi minha caneca, na verdade chegou na segunda feira passada, é que eu não tive tempo de avisar antes. Amei a caneca ficou simplesmente linda. Obrigada!!!!

Beijos e ótima semana

Carol Marcondes disse...

Técnica provençal fica realmente linda né.

Eu adoro.

Pretendop fazer em uma mesa minha, acho q vai ficar show!!!

Bjão

Alê disse...

Oi Luci, vi esse quadro na semana passada no Artes da Luci e amei. Agora vou tentar fazer. Obrigada por compartilhar essa linda técnica. Quando fizer te mostro, ok?! Bjinhos

Lu CY disse...

Oi, Lu!
Sou super fã dessa técnica!
Estou fazendo meu oratório com ela!
Ficará lindo!
Parabéns por compartilhar, quem for fazer vai adorar também!
Beijo

Ivonete disse...

OLà Lu! lindo!Lindo! essa tecnica é um luxo !
Beijocas!!!

Dani disse...

Luci, estou viciada no seu blog!!
é demais...estou aprendendo muuuito com vc, muito obrigada
beijinhoss

Adriana Moura - Amoarte disse...

Luci, quantos trabalhos lindos! Adoro esta tecnica, provençal, em móveis grandes dá um certo trabalho, mas o final é recompensador. Parabéns amiga.

Beth disse...

Oi Luci.
Essa técnica é realmente fácil!Obrigada por partilhar!
Bjs.

Maria Rita Hering Fagundes disse...

Oi Luci, tudo bem?
Esta técnica é linda, né?Eu adoro!!Nunca fiz, quem sabe dia destes eu tento!!
Estão lindos, lindos os móveis..queria um assim..rsrs

Beijo carinhoso
Mª Rita(Janelas e Caminhos)

Ateliê Toque de Arte disse...

Amo fazer essa técnica; ela sempre fica imponente no ambiente ( até rimou ). Também amei a idéia para presentear os professores, hoje em dia tão desvalorizados ( eles ficarão felizes ao serem lembrados ). Natal? Amo trabalhos natalinos. Beijos,
Iray

Alê Viotti disse...

Oii Luci querida, tudo bem???
Vim te convidar a passar lá no blog pois estou fazendo uma promoção pras minhas amigas queridas assim como você!
Bjooos

Onilda e Maria Isabel disse...

Oiii Luci!!!!
Tudo bem com você?
Estou passando para agradecer os mimos do sorteio,recebi ontem à tarde, adorei os papéis, são muito lindos.
Já postei lá no meu blog.
Obrigada !!
Beijos

Drica disse...

Esse quadro ficou realmente divino, adorei.
Vou tentar fazer, amei as cores.
Pra colar as peças de gessp vc usa o que?
Bjinhos

Drica

Andrea Melo disse...

OLá Luci!
Passando para avisar que recebi meu prêmio hoje! E que prêmio!!Adorei!!!
Os papéis são lindos demais! e a técnica então,maravilhosa!
Muito obrigada!
Beijos!

Valéria - Artes em Madeira disse...

Oie, estou colocando minhas visitas em ordem e passei pra desejar uma linda quarta pra vc. Dei uma sumida, mas ja estou de volto. Amei essa pap de patina, as peças ficam lindas mesmo nao é. Bjs

Lin Sousa disse...

olá, que bom !! fico toda orgulhosa sabendo q vc aprecia um trabalhinho meu , que fiz com todo carinho .. como tudo que faço..agora espero um dia ganhar um sorteio seu.. mas tá difícil..bjs LIN

Jacira disse...

Luci, amei os trabalhos com pátina, ficaram lindos!

Agora, a pergunta que não quer calar: no caso, por exemplo, do criado mudo e cama, els provavelmente são marrons escuros já, nesse caso, seria só passar a vela, ou cera e pintar com as demãos de branco, para depois lixar????? to querendo mudar minha cama e é tão parecida com essa...bjs.

Iray disse...

Obrigada por me visitar. Quanto ao gadget dos seguidores acho que não sei colocar. Vou me informar à respeito. Por enquanto, obrigada. Beijos,
Iray

Andrea Melo disse...

Olá Luci!
Vim mais uma vez te pedir uma ajuda...
Gostaria de saber qual cola posso usar naqueles papéis q vc me enviou e se pode passar algum tipo de verniz..
Ficarei muito grata!
Beijos!

Atelier Flor de Princesa disse...

Estava passenado pelas blogs encontrei o seu, qta coisa linda! Essas gaiolas de passarinho ando atras mas é dificil.
Convido vc tb a visitar meu canto,esta havendo um sorteio por la, participe!
bjus
Flor

margaret disse...

só posso dizer que ta lindoooooooo....
Agora que armario é esse? o que tem as garrafinhas em cima????
quero um desse aqui na minha casaaaaaaa...precisooooo...

beijosss
Margaret