9 de ago de 2010

PAP matrioska de feltro

Bom dia!! Tudo bem? Como foram de final de semana?

Aqui tudo bem e tranquilo!



Ontem me aventurei a fazer um trabalho diferente. Eu sou apaixonada por matrioskas e tenho muito projetinhos e imagens guardadas para tentar produzir. Foi minha primeira experiência com feltro, só havia feito corações dos chaveiros, e principalmente fazer uma bonequinha. Vocês elogiam meus trabalhos, mas vão  ver que quando começo também cometo meus deslizes e depois vou aperfeiçoando.
Usei um molde que se encontra em diversos lugares pela net afora, mas que não tem as instruções.


Colei essas imagens no word e coloquei no tamanho que queria. Passei os moldes para o papel manteiga e recortei. Porém se notarem o corpo está inteiro e a parte da frente da matrioska leva dois pedacinhos.

Vendo esse outro molde, o risco do rosto e da barriguinha eu cortei maior, para que tivesse um espaço para colar por dentro e só aparecer o tamanho correto e no corpo eu risquei no tamanho certo e recortei os dois espaços.
Gente nessa parte eu ainda não tinha pensado em fotografar, mas está dando para entender minha explicação?

Aqui eu já havia colado essas duas partes por dentro da parte dafrente do corpo.

Aqui vocêspodem ver todas as partes recortadas e como ficou a parte da frente. Também já colei as bolinhas que enfeitam o corpo.

Cabelinho e lencinho colados.

Hora de fechar o corpo com o ponto caseado.

Agora enchê-la com plumante. Está vendo aqueles pedacinhos de feltro? Eu não jogo nada fora de pedacinhos de tecido e agora de feltro. Aproveito para ajudar a encher o que estou fazendo. Os pedacinhos um pouquinho maior guardo para recortar bolinhas e coisinhas pequenas.

Aquela bolinha azul no risco eu entendi que era o fundo e lá fui eu tentar prendê-lo.

Aí que a porca torceu o rabo. Claro que a boneca não fica em pé com esse tipo de fundo, mas a forma como costurei fez a matrioska ficar tortinha.

Vejam que o lado direito ficou meio afundado onde comei e terminei o fundo, o arremate. Fiz os olhinhos e boca com a caneta permanente. Ela ficou com alguns defeitinhos, mas mesmo assim gostei do resultado, ainda mais que foi a primeira e sem as instruções, tudo na dedução. Fiquei olhando prá ela e já pensando nas próximas que farei e como poderei usá-las.
Quando fizer outra mostro prá vocês, viu?

Se alguém que passa por aqui, tiver experiência com esse tipo de trabalho e quiser nos dar dicas, agradeço!!! Uma das dúvidas que tive foi qual a melhor cola para usar no feltro. Você sabe? Conta prá mim?

Espero que vocês tenham gostado das novidades, tanto da Lojinha como da Matrioska. :)

Lhes desejo uma semana bem produtiva e com muitas alegrias!

beijossssss

18 comentários:

calma que estou com pressa disse...

oiLuci - ficou linda- mas quase morri de rir - comos restos de feltro - menina eu ficava com vergonha de falar - mas tnheo um saguinho com pedaços pequenininhos de feltro, linhas, tecidinhos, quando estou enchendo algo vou colocnado junto com o plumante, alem de ajudar a encher mais, é algo que não vai para o lixo, porque tudo isto demora anos para se decompor - gostei Luci
bjs

Petit Art - Maitê disse...

Oi!
Q. saudade docê!
Aparece na petit art p/ provar minha cassata.
Boa semana!
bjo bjo
www.maitepetitart.blogspot.com

Mylinha disse...

Luci ficou lindinha!!! Amei! A idéia da lojinha de guardanapos também, e com certeza já deu certo. Adiciona mesmo tecidos e papel para decoupage, pois é meio dificil de achar . Bjokas e muito sucesso.

Koisas de Menina disse...

Lucy, lindo eu já usei feltro tem uma cola acho que chama UNIVERSAL, é otima ajuda muito...Shirley

STILO BASICO disse...

Luci , seu coração é lindo e é sempre muito bom passar por aqui e aprender muitas coisas com você ... então te desejar SUCESSO sempre é o mínimo ...

boa semana

Roberta Crochê e Cia disse...

Bom dia!!!
Amiga tem um selinho pra você em meu bog. Dá uma passadinha lá pra ´pegar.
http://robertacrocheecia.blogspot.com/2010/08/lindo-selinho.html
Tenha um lindo inicio de semana.

Jackie Sotero disse...

Oi Luci,

também estou me aventurando no mundo do feltro. Me em alguns blogs que usam cola universal, acho que é parecida com cola de sapateiro, eu nunca testei pq acho o cheiro horrível. Fui um dias desses num armarinho e vi uma cola pano da empresa glitter, testei e funcionou bem. Já havia testado uma para colar lantejoulas, é boa para colar apliques em tecidos mas para 2 tipos de tecido não funcionou muito bem. Essa e lantejoula também é glitter.
O site deles é www.glitter.ind.br

espero ter ajudado.

bjos

Rosana Remor disse...

Lindas de viver!!!Beijos!!

Jamile Salim disse...

Adorei a idéia da lojinha! Eu, como moro no fim do mundo amarelo, muitas vezes fiquei tristinha por não encontrar algum material. Nota dez!
Caraca, mais uma coisa em comum: adoro matrioskas! Mas eu as tenho, na forma original, em madeira, uma dentro da outra ... Ganhei de meu pai após uma de suas viagens pela Rússia. Mas a sua ficou muito gut gut! Parabéns!

Graça disse...

Oi Luci
Eu uso a cola universal da pegamil, gosto dela porque cola rápido.
Parabéns pela lojinha, já visitei, e gostei muito.
Abraços
Graça

Anonymous disse...

Oi Luci! Tudo bem?
Aqui no sul, está um friozinho maravilhoso!
Adorei sua matrioska de feltro, ficou uma graça!
Beijo, Monique.

Fabiana disse...

Oi Luci, saudades do seu cantinho. Muita coisa legal acontecendo não é? A idéia das lojinha foi maravilhosa, parabéns e muito obrigada pela iniciativa.

A sua matrioska de feltro ficou linda sim. Com o tempo vc aperfeiçoa, hehe. Bjokas!

Anonymous disse...

Olá Luci.
Para o feltro a melhor cola é a cola quente.
Não desgruda nunca mais, pode até lavar na máquina. Para desgrudar somente rasgando a peça, então ter que ter cuidado e não exagerar porque o excesso fica dificil de tirar depois...
A bonequinha não ficou em pé porque vc se esqueceu de colocar um pouco de recheio pesado, geralmente eu uso areia dentro de um saquinho. Mas o fundo esta correto é assim mesmo.
Abraços,
Espero ter ajudado!
Mara
maradolores@hotmail.com

Borboleta_colorida é uma arte disse...

qual o significado dessa bonequinha ,eu achei ela lindinha,mas queria saber seu signifacado,e eu vou tentar fazer uma ode ,venha ser minha amiga tb um beijo tania,

Simone Scharamm disse...

Oi, Luci,
Eu amo as matrioskas! São lindas!
Adorei o PAP! Vou fazer pra mim.
Vim agradecer a linda mensagem de Páscoa e desejar uma ótima semana!
Beijos!

☼Carolina Artesanías☼ disse...

NICE!
hugs fron Chile
c@

Ateliê Toque de Arte disse...

Vim, rapidinho pra comunicar que voltei.
Beijos,
Iray

Unknown disse...

Eu nunca havia pensado nesta possibilidade de colocar o feltro junto com o plumante nas peças, agora não jogo mais nada fora, vou economizar tudinho, rsrsrs, muito obrigada pela dica meninas, a bonequinha ficou linda, eu adoro Matrioskas também, e quem tiver mais modelos pode colocar aí para a gente copiar não é mesmo?! beijosssssss