27 de ago de 2010

pap decoupagem IV - verniz e acabamento

Existem muitos tipos de verniz, mas vou falar dos que eu uso. Não vou escrever um texto, mas pontos que eu acho pode lhes ajudar.

- Na maioria das peças uso o verniz acrílico brilhante. A marca que gosto é Acrilex.
- Passo o verniz da mesma forma que pinto as peças, pincel e rolinho.
- Dar duas demãos para ter um brilho satisfatório. Quanto mais demãos, mais brilho.
- O verniz não deve ser usado puro, é necessário misturar um pouquinho de água. Lembram que eu mantenho aquele frasco plástico conta-gotas com água filtrada? A minha medida é mais ou menos umas 5 gotas de água para uma colher de sopa de verniz.
- A peça deve ser toda envernizada. Só não passo verniz nas bordas. As bordas eu encero justo para evitar que cole na tampa. Também encere
- Sobre a peça ficar colando, há um detalhe básico. As pontas dos nossos dedos são muito sensíveis, então mesmo que a peça não esteja colando você pode sentir assim. Então o melhor é você encostar a peça no seu braço para ver se está mesmo colando.
- Algumas peças eu gosto de encerar todinha. Acho que protege mais a peça. Use sempre a cêra sólida incolor poliflor.
- Muitas artesãs quando não querem brilho, só enceram as peças. Eu prefiro usar o verniz acrílico fosco e só depois encerar, se achar necessário.
- Nas peças que me pedem muito brilho uso o verniz geral ou a laca acrílica. Aliás, duas demãos da laca acrílica fica um brilho lindooo.
- Nas peças de cozinha e principalmente de área de serviço, onde aspeças podem molhar, uso verniz geral.
- De preferência separe um pincel só para envernizar, principalmente para o geral.
- Na limpesa do pincel usado com verniz geral, eu não conseguia bom resultado usando aguarráz, então passei a usar o solvente da acrilex. Uso um vidrinho, daqueles de papinha de nenen, coloco um pouco do solvente e deixo um pouco. Ele pode ser usado umas 3 vezes pelo menos e não maltrata o pincel como a aguarráz. Não adianta economizar na limpeza e o pincel ter vida útil curta.
- Quando uso o pincel com goma laca incolor, faço o mesmo, coloco um pouco de álcool no vidrinho e deixo o pincel um pouco lá para dar tempo de dissolver a goma laca.

Relendo, acho que falei tudo, mas se tiver alguma dúvida pergunte nos comentários que reponderei lá também, pois assim todo mundo pode ler.

Agora acabamento. Principalmente quem faz peças para vender, por encomenda, tem que ter em mente que quer o cliente para sempre, e não só para uma compra. Eu já disse que faço como se fosse para mim. Não tem isso de deixar manchinha de tinta, defeitinho, achando que ninguém vai ver. Tenha amor e paciência, fundamental. Outro dia vi uma foto numa revista de artesantao, que dava para ver que as bordas estavam mal lixadas. Já vi caixas sendo vendidas sem pintura na parte interna. Desculpe se você faz assim, mas acho o fim!
Porém o cuidado não deve vir só na pintura, verniz, acabamento engloba outras coisas. Há caixas, baús e principalmente porta-controles que eu forro o fundo externo com papel camurça.


As dobradiças e fechos, tiro todos para pintar e substituo por novos. Não encarece tanto e deixa a peça mais bonita do que colocar os que já veem nelas. Inclua esse gasto no preço da peça.



Lembram das caixinhas das bodas de prata? Então olhem só!

Notem que quando colei, no corte do papel ficou aparecendo o branco

Então com o pincelzinho passei tinta cobrindo o branco do papel

E a cada lado que passava, com o dedo mesmo tirava o excesso.

Então é isso! Com esse post termino o pap da decoupagem. Sabendo preparar as peças, podemos fazer qualquer técnica. Aguarde que logo logo posto alguma, viu?

E atenção atenção atenção!!!!!!!!!!!!!!!!!! Último dia para participar da promoção da July!!!!!!! Não fique fora dessa hem? Estou com os prêmios aqui e olho para o quadro e fico pensando se vou mesmo mandar para a primeira colocada hahahahahaha Acho que vou fugir com ele :D

Gente, ontem postei mais uma porção de novos guardanapos lá na lojinha. Eu entro nessas lojas que vendem guardanapos e fico doidinha com eles. Semana que vem tem mais!!!!!!  Clica no link e vai lá dar uma olhadinha ;) E se eu fosse vc viraria seguidora da lojinha, hem? hem?


Estou em falta com todo mundo, pois não ando visitando ninguém :( Mas semana que vem volto a visitar vocês e ver as coisas bonitas que andam fazendo.

beijo beijo beijo

Fim de semana muuitooo gostoso!!!!

40 comentários:

Irene Moreira disse...

Olá Luci
Vim só dá um bom dia!!!! Espero não ter atrapalhado a sua aula.
Beijos

Arte com Caixa disse...

Oi Luci, tudo bem?
Mais uma vez você está de parabéns por sua ajuda tão valiosa!
Amei a dica da cera sólida incolor poliflor.
Vou comprar imediatamente para minhas caixinhas!
É isso, te desejo um ótimo dia e um fim de semana abençoado por Deus!
Beijos carinhosos,
Kézia

Karina Sensales disse...

Olá amiga!
Adorei o seu post! Foi muito esclarecedor. Eu tenho problemas com as bordas das caixas que ficavam grudando. Agora, vou seguir seu conselho e usar a cera! Valeu!
Beijos e bom final de semana!

Claudia Rodrigues disse...

Olá, essa dica de hoje foi d+... tbm vou comprar a cera da poloflor... beijos... um bom final de semana...

Diana disse...

Oi Luci, passei para deixar um beijinho e desejar um óptimo fim de semana:)

Andrea Melo disse...

Pap maravilhoso!
UM já estou no aguardo do sorteio!hehe!
Beijos e ótimo Final de Semana!

Beth disse...

Olá.
Melhor impossível!!O PAP ficou D+!!
Gosto muito do cuidado que você tem com os detalhes dos seus trabalhos e da sua visão do "cliente para sempre, e não só para uma compra."
Parabéns e muito sucesso!
Bjs.

STILO BASICO disse...

Luci , você arrasou ... acho que depois dessas dicas , vamos arrasar também , obrigada pela generosidade de compartilhar não só a tecnica como os PULOS DOS GATOS ... que são muitos...

bom findi

Sonia Mustaffa disse...

Olá Luci,dicas são sempre bem vindas,e percebo que vc ñ esconde nada,tolo é aquele que diz que sabe tudo,puro engano,estamos sempre aprendendo,e vai ai uma dica,p limpar pincel sujo de verniz, uso thinner,custa um pouco + que a aguarráz e é um pouco + forte,mas limpa repidamente e ñ danifica,tenho pincéis de anos,uma artesã da casa da arte também ensinou a usa um hidratante píncéis após o uso,achei interessante,pois devemos trata-los com carinho,pois ñ são baratos.
muito legal esse trocadilho de dicas. bjinhos

MARGARETH disse...

olá, estou lendo agora suas dicas e gostei muito............sempre é bom aprender mais.........abraços margareth

Fátima e Arts disse...

Noooooossa amiga,cada vez te admiro mais, sua bondade em dividir conhecimento é tamanha.So mesmo sendo uma pessoa muuuuuito especial,Obrigada...
Bjs de sua fã
Fátima

Fátima e Arts disse...

Noooooossa amiga,cada vez te admiro mais, sua bondade em dividir conhecimento é tamanha.So mesmo sendo uma pessoa muuuuuito especial,Obrigada...
Bjs de sua fã
Fátima

Anonymous disse...

Oi Luci.É a primeira vez que deixo um comentário, porém a muito tempo acompanho seu blog, gosto muito de tudo que vc escreve, e quero parabenizá-la, por seu trabalho, sua gentileza, e bondade de compartilhar com as pessoas tudo que sabe.pode ter certza que pessoas como vc sempre são compresadas por Deus.Não sou artesã, apesar se amar o trabalho manual.estou até pensando em arriscar em fazer algo, pq a maneira que expõe suas peças e as dicas valiosas que passa a todos,me deixa tentada a fazer algo.Luci, li seu post sobre verniz, e um dia não sei onde, ouvi alguém dizer que qdo a peça fica grudando na mão,o que ajuda resolver esse problema e passar um pouco de lustra móveis depois que o verniz secar, olha querida, realmente não sei se da certo, m,as como eu tinha conhecimento desse detalhe resolvi passar para vc, realmente não sei se é válido.
Por hora é isso termino dizendo que vc passa muito carisma em seu blog, o que fez eu gostar muito de vc, e meu dia não se completa se todos os dias eu não dar uma passadinha aqui para ver se está td bem contigo!Otimo final de semana, beijo.Sandra(sou de campinas)

gleicischiavo@gmail.com disse...

Amiga obrigada pelo pap!!! Gostaria de saber se para as peças de cozinha posso usar a goma laca, ela protege bem tbm como verniz geral? bjus

Dani disse...

Que dicaas! como eu aprendi nesse blog... muito obrigada!!
tem um selinho pra vc no meu blog...
beijoosss

Ari Meu Cantinho do Eva disse...

Olá!!!
Adoro seu trabalhos em decoupagem e essa dicas suas são maravilhosas, parabéns pelo trabalhos maravilhosos.
Bjs, bom fim de semana, fique com Deus.

Lu CY disse...

Oi, Lu! Amei esses posts, peguei muita dica legal! como você não gosto de coisa mal acabada, tipo sem pintar por dentro, etc... e seguido passo por um probleminha... será que você teria a solução da minha vida???kkk
É o seguinte, uso o verniz acrílico fosco da corfix e de vez enquando ele deixa as peças com umas manchas brancas, tanto no meio quanto nas bordas das peças? será que estou fazendo algo de errado? ou será que tem a ver com o tempo seco dessa semana? já aconteceu isso com você?
Beijo, linda!

Veronica Kraemer disse...

Luci querida, adorei este post!!!
Mesmo fazendo as peças, sempre aprendo coisas novas, porque cada um faz de um jeito, né?
Admiro você pelo seu capricho e talento, e o perfeccionismo que realmente é muito importante para mantermos nossos clientes, né?
Recebi seu e mail do sorteio , fica tranquila, postei minhas prendas na quinta-feira...
Obrigada sempre pelo carinho lá no blog!!!
Beijossssssssssss e um lindo final de semana
Vero

♥Gi♥ disse...

Adoro o modo como explica! Parabéns, mt gente te agradece!
Gostaria q me tirasse uma dúvida: Aqui em minha cidade, e já vi várias pessoas de blog dizendo n encontrar a "LACA ACRÍLICA". Me venderam dizendo ser a mesma coisa "LACA SOLÚVEL EM ÁGUA BRILHANTE" o q me diz? São mesmo iguais? E a HDRO LACA? Agradeço se me resp, ok?
Bjs e fique na PAZ!

♥Gi♥


♥ DOCE ENCANTO ♥♥ DOCE MAGIA ♥

♥ Doces Selinhos ♥♥ Encanto e Magia ♥

Luci Cardinelli disse...

Obrigada a todas que me deram dicas! Obrigada pelo carinho!!!!
As que tiveram dúvidas já respondi por email.

beijos e ótima semana :)

Renata Monteiro disse...

AMEI SEU BLOG, SUAS DICAS, VC TUD TUDO TUDO...PARABÉNS.

♥Gi♥ disse...

Olha eu de novo, to com uma dúvida, queria sua ajuda. Vc diz:"- Passo o verniz da mesma forma que pinto as peças, pincel e rolinho."
N entendi bem, vc usa o rolinho para passar o verniz?
É q to tendo uns problemas nas primeirasa cxs mdf q to fazendo, justamente com o verniz. Eu só uso pincel, n sabia que dava para usar tb o rolinho. Será q entendi errado?
Aguardo sua resp assim q puder.
Agradeço desde já.
Bjs

♥Gi♥


♥ DOCE ENCANTO ♥♥ DOCE MAGIA ♥

♥ Doces Selinhos ♥♥ Encanto e Magia ♥

Misturação - Ana Karla disse...

Luci aguardei ansiosa pelo seu comentário e valeu demais.
Agora percebi que o meu trabalho não ficou tão bom.
Começando pelas dobradiças.
Da próxima terei mais cuidado.
Obrigada.
Xeros

Rose disse...

Luci, amo viajar no seu blog!
Às vezes, me perco por querer ver tudo de tudo.
Me esclarece algo: no verniz acrílico, você faz a diluição de 5 gotas, de água, para 1 colher de sopa de verniz; no verniz geral, quais são as medidas de diluição;e na goma laca?

Luci Cardinelli disse...

Olá Rose!

O verniz geral e a goma laca eu não diluo, nem sei se pode fazer isso.

beijos e ótima semana

Renata disse...

Oi, Luci!!!
Estou com um probleminha. Preparo as figuas para decoupage com goma laca, uso a cola normal e, na hora de passar o verniz,a foto fica manchada, como se estivesse molhada. O que seria melhor? trocra o verniz geral pelo spray ou laca acrílica?
Beijo.

Rita Bartolo Artesanato disse...

Hello Luci querida!
A cada dia lhe admiro mais. Nem todo mundo tem esse desprendimento, vc é uma fofa. Adorei as dicas, sempre tive dúvidas com relação a limpeza dos pincéis e tudo mais. Sua ajuda foi providencial.
Semana de paz.
Bjs de luz.
Rita

Celia Dias disse...

Oi Luci, estou precisando de ajuda. Toda vez que passo verniz com o rolinho,fica parecendo que passei sabão, cria uma espuma. Achei que depois de seco aquele aspecto sumisse, mas ficou tudo manchado. Dilui o verniz com agua para ver se melhora... nada. Com o pincel não fica tanto.....Já mudei o tipo de verniz, usei o da Gato Preto, da Acrilex e o da Daiara, mas o problema é mesmo na hora de passar. Me da uma dica. Muito obrigada! Bjs

Claudia disse...

Adorei as suas dicas! E gostaria de saber se a laca acrilica deixa marcas de pincel na peca assim como o verniz. Bjks arteiras.

Edina Rodrigues disse...

Bom dia Luci,
Espero que vc consiga ver meu comentário, pois vejo que a data das postagens são mais antiguinhas.
Muito boa suas dicas. Creio que a perfeição tem que fazer parte da vida de um artesão. Eu sou muito exigente com meu trabalho, mostro pros meus maridos,ros meus filhos e peço muitas opiniões, mesmo qssim, ainda sai coisas imperfeitas, nesse caso desfaço e faço de novo.....sei que perco um pouco e dinheiro, mas prefiro algo bem feito perdendo um pouco, que algo pronto sem qualidade.
Estou começando nas artes de MDF, me bateu uma duvida, comprei um verniz fosco, ele tem a mesma qualidade do verniz acrílico, o acabamento fica igual?
Me ajude, se puder.
Um bj e parabéns pelo seu trabalho.
Edina

rodrigo santos disse...

Oi gostaria de saber se passar verniz puro que acontece
Tenho peças de mdf branca quero envernizar

Sonia Barros Silva disse...

Oi. Luci, adorei todas sua a dicas, voltarei sempre. obrigada. Boa noite e Bjcas em todas.

renata disse...

Olá adorei as dicas. Mas tenho uma duvida e não encontro resposta. Eu faço a decoupage com cola branca ou termolina. Limpo com pano limpo e úmido para tirar possível sobra deles, porém mesmo assim ao passar o verniz geral aparece manchas brancas. O que faço. Me ajuda. Se possível me responde no email renata-rosa@hotmail.com. Obrigada

Anônimo disse...

Olá Luci,li as suas dicas mas pintei uma mesa de mdf para minha cozinha e como gosto de perfeição será q vc pode me ajudar a resolver meu problema?Na hora de passar o verniz geral da acrilex tentei com rolinho mas não deu certo e acabei usando um pincel q havia usado com tinta preta e não devo ter tirado toda a tinta e acabou manchando oq posso fazer agora?Tenho como recuperar minha mesa?Posso passar uma lixa no tampo da mesa e passar novamente o verniz?Não fiz nenhum curso fui tirando informações da internet mas estou chateada de não ter ficado como eu queria!Se puder me ajudar agradeço,bjs Mônica.

Carmen Almeida disse...

Oi Luci, procurando na net dicas e achei as suas, muito útil!!
Seus trabalhos são ótimos e maravilhos ,você está de parabens!
Se desejar me seguir tb. ficarei contente
Um abraço
http://carmen45bos.blogspot.com

Carmen Almeida disse...

Oi Luci, procurando na net dicas e achei as suas, muito útil!!
Seus trabalhos são ótimos e maravilhos ,você está de parabens!
Se desejar me seguir tb. ficarei contente
Um abraço
http://carmen45bos.blogspot.com

Carmen Almeida disse...

Oi Luci, procurando na net dicas e achei as suas, muito útil!!
Seus trabalhos são ótimos e maravilhos ,você está de parabens!
Se desejar me seguir tb. ficarei contente
Um abraço
http://carmen45bos.blogspot.com

Anônimo disse...

Li sua dica sobre limpar os pincéis apos uso de goma laca incolor... e sempre usei de fato o álcool... mas sabe o que está acontecendo comigo... o meu pincel após deixar de molho no álcool e enxaguá-lo com água corrente, ele endurece demais... não consigo recuperar... o que será que estou fazendo de errado? Me ajude por favor!!!

tatiana figueiredo disse...

Oi Luci,

Você disse que usa cêra sólida incolor Poliflor para não colar suas peças... legal, eu faço todo tipo de peças geralmente uso verniz spray por que acho que dá um acabamento mais fino do que o verniz líquido, enfim mesmo com o verniz spray as peças colam um pouco. Minha pergunta é, a cêra deixa cheiro nas peças? Pois eu faço lembrancinhas para casamento e não é legal ter uma caixinha com cheiro de cêra se for para colocar algum alimento dentro. Poderia me ajudar por favor? Meu e-mail é tatiana.figueiredo34@gmail.com, meu perfil no face é Tatiana Figueiredo. Lá vc pode ver a foto das minhas peças. obrigada. Bjs

Maria de Lourdes Ferraz disse...

Bom dia Luci,
Tambem sou artesã e gosto de tudo no capricho, e é por essa razão que quero tirar uma dúvida contigo ou melhor colher uma informação;
Por exemplo: sempre fiz garrafas decorativa, com decoupage, craqueladas ou não, mas agora recebi uma encomenda de garrafas com decoupage para usar em geladeira.
A informação que desejo é: o que uso para impermiabilizar? Verniz geral ou Laca Chineza?
Aguardo com ansiedade, pois é para o final dessa semana.
Obrigada e Boas Festas.
Abraços