12 de ago de 2010

pap decoupagem II - corrigindo defeitos da peça

Bom dia!!!

Que bom que gostaram do pap inicial de decoupagem \o/

Hoje eu vou escrever mais sobre como corrigir certos defeitos nas peças. Como eu disse no post anterior, existem peças que só tem um fabricante e aí não tem jeito de você procurar em outros lugares por peças com acabamento melhor. É o caso dessa caixa de costura e esse baú porta-jóias que uso.



Então o jeito é "consertar" seus defeitos e para isso nossa melhor amiga é a massa corrida, aquela que se usa nas paredes. Eu manteno sempre um pouco de massa num vidro.

Veja como é áspera essa parte. Lixar seria um trabalho de doido.

Passo massa tentando igualar a superfície e depois de seco eu lixo.


Aqui o desnivelamento onde as partes foram coladas

Tento igualar com a massa
Nesse caso se reparar o canto esquerdo acima, terei que passar uma segunda vez.

Aqui é aquela madeirinha que vai segurar uma bandeja.
Está mal colada

Uso o cabo de um pincel, daqueles finos e coloco massa nas frestas.


Nessas fotos você pode ver os defeitinhos onde as partes foram coladas
Muitas vezes a madeira foi mal cortada, quebrou uns pedacinhos. Um trabalho feito com esses defeitos fica muito feio, desvaloriza seu trabalho.

Aqui depois da massa e lixada.
Cuidem para não colacar massa demais, pois depois para lixar dá um trabalhão. As vezes você lixa, acha que já está certinho e depois de pintado vê que tem um calombo no local.

Agora um outro exemplo de como tirar a cola da caixa para você visualizar melhor. Observe que tem uma com bastante cola. Como falei antes, se sentir dificuldade, passe um pouquinho de tinta que ajuda a soltar.

Olha o cantinho

Aqui passei a tinta e ficará certinho quando lixar. Porém se quando você for tirar a cola, ficar muito marcado, você pode usar a massa para nivelar.

Aqui um canto da tampa do baú

Quando fui tirar com o estilete vi que o prego estava aparecendo. Tirei o excesso da cola e passei a massa tentando ajeitar de forma que o prego não aparecesse.
Não achei a foto do final :'(

Lembra que falei de não colocar muita água na tinta, deixando rala, na hora de dar a base para tentar economizar? Essa foto mostra a diferença. A primeira com tinta rala e a segunda não. Você vai ver que na primeira será mais difícil de lixar e corre o risco de estragar o mdf.

Tenha sempre em mente que uma peça bem acabada faz a diferença.

Gente! Estou aqui terminando esse post prontinha para sair para a Convenção de Pintura \o/\o/ Estou levando a máquina "fofográfica" prá depois mostrar coisas bonitas para vocês.

beijo beijo beijo

umdia bem gostoso prá vocês!!!!!!!

15 comentários:

Sonia/sbspsp disse...

muito obrigada pelas dicas........ é bom saber essas coisas. Adorei!
bjs
Sônia

Helena Garcia disse...

OI, Luci querida!!

Puxa, vc é uma arte~sa de mão cheia, hien? Super caprichosa ! Parabéns !!
Muito obrigada por nos ensinar estas dicas ....agora vou ficar mais atenta na hora de fazer minhas caixinhas! Valeu!
beijocas
Helena
http://diaadiacorridinho.blogspot.com

Bianca disse...

Nossa Luci, que trabalhão pra fazer esses PAPs, muito obrigada!
Beijoss

Neli Rodrigues disse...

Mto legal os seus PAPs, pois nesse mundão de meu Deus tem muiiiita gente que não sabe nada de pintura em madeira, mas a gente que sabe, as vezes pensa que todo mundo tem nosso conhecimento. E o que vc tá ensinando pode ser o ponta pé inicial prá alguém aprender a fazer algo novo, o que pode significar sair de uma depressão ou até ser um novo "ganha pão" p/ essa pessoa que está lendo seu blog.
Acho sua atitude mto generosa.
Parabéns!

Bjs♥

Dani disse...

Muito obrigada pelas dicas!
eu ficava lixando aquelas partes ásperas e realmente dava um trabalhão!!
beijinhoss

MariHelen Artesanato disse...

Oi. Luci ...
Adorei as dicas , são sempre importantes !!!!
Estou ansiosa para ver as fotos da Convenção , mais um ano não vai dar para eu ir ....
Bjus
Helena

STILO BASICO disse...

ok, Luci , tudo anotadinho, lembra tÕ sentada na 1a. fila ... com carteirinha e tudo mais ...

bjim e depois nos conta o que viu de bonito na convenção de pinturas.

Beth disse...

Oi Luci.
Mais um PAP incrível!!Essas dicas são muito boas!
Obrigada.
Bjs.

Arte Borboletas disse...

Parabéns Luci mais uma vez pela sua generosidade em compartilhar o que sabe.Obrigada!!!

Está semana estou um pouco gripadinha mas já estou tomando medicação!Boa convenção e um Otimo final de semana.

Beijos

Rosangela

simone bandeira floes disse...

Oi Luci, obrigada pelas dicas, gostaria de saber que cola usar para decoupagem na caneca de melamina. obrigada!!Uma ótima convenção!!!

Margareth Manhães disse...

Oi Lu Estou doida para ver as fotos, não demora muito a coloca-las, do jeito que vc. é caprichosa acredito que mesmo sem irmos a convenção teremos a sensação de estarmos lá....
Bjs!!!

So artes disse...

Oi minha linda, só agora pude conferir essas aulas maravilhosas , otimas dicas e muito bem explicada, obrigada :)
Olha ainda nao sai para ver loja de tecido nao, mas assim que for, vou ver se acho de matrioskas tá bom?
Tenha um lindo fds,
beijinhos carinhosos
So

Dona Amélia disse...

Super dicas de mestre! E como tal, mega bem explicadas. Adorei! ;oD
Xerinhos, frô.
paty

Perfeita Beleza disse...

OI FLOR !!!

ADOREI SEU BLOG E JÁ ESTOU TE SEGUINDO E SE TIVER UM TEMPINHO DE UMA OLHADINHA NO MEU É SOBRE CABELOS E SE GOSTA SEJE MINHA SEGUIDORA TBM...

BEIJOS *-*

http://perfeitabeleza.blogspot.com/

c i n t i a disse...

nossa que trabalheira! mas vale o resultado final... rsrsrsr!

bjs
cintia
~manas e artes~