11 de ago de 2010

pap decoupagem I - preparando a peça

 Bom dia! Espero que todos estejam bem :)

Uma das coisas que mais me pedem é sobre decoupagem e nisso incluo as diversas etapas, principalmente sobre verniz. Depois vem as diversas técnicas que podemos fazer com as caixas. Seja qual for a técnica usada, é importante a preparação da peça. Por isso decidi começar do começo e a partir daí escrever sobre outras técnicas.

Antes de escrever sobre isso, quero dizer que net afora tem muita gente faz e ensina decoupagem e cada uma tem seu jeitinho. Eu comecei fazendo como me ensinaram num primeiro momento e com o tempo, a prática, fui chegando ao meu jeito. Não quero dizer que eu estou com o que é o certo, mas sim, como é melhor para mim, para facilitar meu trabalho e para obter o resultado que quero.

Material necessário:
- 1 caixa em mdf
- Tinta PVA - Eu uso a tinta da Acrilex, sendo que branca e preta, por usar muito, compro o galão de 3,6L da Suvinil.
- pincel de pelo macio - Para esse trabalho uso os de pelo de boi da Tigre. É o 183 que tenho os tamanhos 14, 18, 20 e 24.
- lixa branca 220 - A maioria das artesãs usa a lixa d'água 400 e eu usei por um tempo. Porém quando usei essa lixa seca branca dei preferência pois ela lixa bem a parte áspera e deixa lisinho como a lixa d'água 400.
O pincel de cabo verde é o de pelo macio e o amarelo é de cerdas duras que uso para limpar os cantos da caixa.
A primeira coisa a fazer é limpar a peça que vai ser pintada para tirar aquele pozinho do mdf. Use um paninho velho. Eu não gosto de usar roupa velha para isso, pois acho que por mais usada alguém ainda pode aproveitar. Então compro aqueles sacos que vendem a R$1,00.


Começo pintando em todos os cantos, como pintor faz com as paredes.



Depois o fundo

e as laterais


Parte externa - laterais



e fundo.

Tampa - dentro


Tampa - parte externa

Bordas - aqui uso aqueles pincéis pequenos que já mostrei para vocês.

Dada a base,deixa secar

Existem fabricantes que fazem ótimas peças, com mdf de primeira qualidade, sem nenhum probleminha. Porém essas peças são mais caras. Para quem faz uma caixa ou outra, só por prazer, não tem muito problema, mas quem trabalha direto com isso tem que tentar aliar qualidade com preço. Com isso muitas vezes as peças vem com algum problema e o excesso de cola é o mais comum. Também acontece de você só encontrar determinada peça feita por um só fabricante, então não tem escolha.
Eu uso um estilete para tirar o excesso de cola, quando necessário.

Uso a ponta, primeiro embaixo

Depois por cima

Puxo a cola

Passo tinta novamente

Aqui, cola na lateral interna da caixa

Faço o mesmo. Com a ponta do estilete retiro o excesso e passo tinta novamente.
Para isso é importante ter a mão leve e cuidado para não fazer um buraco no mdf. Use a pontinha do estilete, tentando pegar a cola por baixo.
Uma dica é que enquanto a tinta está molhada, a cola sai mais fácil. Sendo assim você pode pinta dentro e já usar o estilete para tirar esse excesso de cola.
Ah e nem sempre dá para tirar, então não fique nervosa hem? hehehe



Último passo é lixar a peça. A maioria acha que é a parte mais chata, e é mesmo!!! Mas também é muito importante para o sucesso do trabalho. Capriche principalmente nas bordas. Sei qu emuita gente aprendeu a lixar sem dar base, direto no mdf. Não faça isso!!!!!
Importante: Use uma máscara.

Meus trabalhos são muito elogiados pelo acabamento. Isso eu aprendi desde pequena com minha mãe. Ela era costureira e caprichava no avesso, principamente naquela época que máquina não fazia zig zag e era tudo feito a mão. Quando comecei a bordar ela me dizia como o avesso era importante, que quando alguém pegava uma costura dela a primeira coisa que fazia era virar e ver o avesso e o mesmo aconteceria com meus bordados.

Trabalhar com artesanato é preciso amor e paciência, não tem jeito. Aquela frase que "a pressa é inimiga da perfeição" é super verdadeira. Se em algum momento perder a paciência, eu perco as vezes, levante e vai dar uma voltinha pela casa. Além de gostar do que eu faço, sempre faço como se fosse para mim. Penso na pessoa que encomendou e na alegria dela ao ver a peça pronta.

Outra coisa,não sou expert em fotos e vídeos, faço para dar uma idéia para vocês, pois eu, por exemplo, tenho mais facilidade em aprender quando visualizo. Por isso fiz uns videozinhos para vocês visualizarem melhor. Não reparem pois é complicado pintar e filmar ao mesmo tempo, verão que a peça, as vezes, sai do lugar. Sou tão amadora que vocês vão ver foto com unhas pintadas e fotos com unhas sem pintar heheheeh é que tirei diversas em diversos momentos para escolher as melhores. Também não reparem os cabos dos meus pincéis sujos de tinta, mas é porque gosto assim mesmo hehe



Aqui só mesmo para a visualização. É a parte interna da tampa. Note que quando chego nos cantos, subo o pincel para pintar a quina lateral.



Nesse vídeo quero mostrar que:

- Tem que ter mão leve. O que tem que encostar na peça são as cerdas dos pincel e não a parte metálica.
- Note que após pintar o fundo eu passo o pincel nas quinas do fundo. Isso é para evitar que fique tinta escorrida. Quando eu pinto as laterais da caixa, também passo na quina lateral para evitar o mesmo.
- Não tente economizar tinta colocando muita água, deixando a tinta rala, pois o mdf vai absorver essa água e será um desastre na hora de lixar, e vai estragar o mdf. A tinta nesse etapa serve justamente para cobrir o mdf lhe dando uma base e protegê-la.






Aqui as bordas. Passe emcima mas passe também nas quinas evitando que escorra tinta.

Acho que falei de tudo sobre essa etapa, a preparação da peça. Qualquer dúvida, pergunte!

Beijo e um dia abençoado!!!

33 comentários:

Monique Matos disse...

Oi Luci! Bom dia!
Melhor explicação impossível! Parabéns!
Beijos, Monique.

Dani disse...

Oi Luci...
Obrigada por compartilhar seu conhecimento com a gente!
muito bom esse PAP . Não sabia da dica de tirar a cola com estilete, sempre ficava nervosa com isso!rs

Beijinhos!!

Guida Machado disse...

Olá, Luci,
Obrigada pelo PAP. Está fantástico e a sua generosidade é maravilhosa.
Também não sabia o truque para tirar a cola.
Beijinhos,
Guida

Marta disse...

Oi Luci, eu sou uma das que pediu esse PAP. Mais bem explicado que isso é impossível. Obrigada pela generosidade.

Um beijo, Marta

Márcia Chaves disse...

Você é minha ídala!!!!!

Abs

Márcia

Nina disse...

Ótimo post!! Muito bem explicado!!
Obrigada por nos ensinar!

Amanda Layouts disse...

Amei a dica, Luci! Muito obrigada por partilhar detalhes tão preciosos! Fica com Deus, amiga.
Bjks

Bianca disse...

Oi Luci! Muito bons seus PAPs, tudo muito bem explicado. E os excessos de cola são fogo mesmo, não? Eu costumo tirar antes de pintar, não sabia que com a peça já pintada e a tinta molhada eles saem mais fácil, vou experimentar aqui. Obrigada pelas dicas e parabéns pelo seu trabalho, que é lindo!
Beijoss

Beth disse...

Oi Luci.
Obrigada por esse PAP tão bem explicado e por sua generosidade em partilhar seu talento!!!
Amei a dica para remover o excesso de cola ; )
Beijão.

Elaine disse...

obrigada por compartilhar os detalhes,principalmente em como tirar a cola.

Helena Garcia disse...

Oi, querida amiga !!
Tudo bem com vc? Espero que sim!

Olha tem um selinho lindo pra vc lá no blog cheiiiiinho de carinho!!
Beijocas
Helena Garcia
http://diaadiacorridinho.blogspot.com

Marta disse...

Tem selinho pra você lá no blog.
bjs, Marta

Lin Sousa disse...

olá, valeu!! Mais explicado , impossível.. agora vou acompanhar que nem novelas.. nãoposso perder nenhum capítulo .. obrigada por esse PAP!! bjs LIN

STILO BASICO disse...

Luci , já sou sua fã de carteirinha e apartir de agora acho que vou sentar na primeira fila , pra não perder nadinha nadinha, amei esse PAP , tive duas aulas de decoupagem - a sua é a 3a. - e olha tem mais novidades e detalhes que as aulas presenciais que assisti .Parabéns !!!

Priscila Rodrigues Bittencourt disse...

Luci..
Adorei e não vou perder mais suas dicas!
Na verdade, já invento caixinhas mais, dicas é sempre bom não é!?

Beijos amiga!
Boa noite!

Edna Santos disse...

Luci,

Obrigado por partilhar e principalmente pela riqueza de detalhes, digo, aquele " pulo do gato".

bjs

Edna Santos

Biula disse...

Luci querida,

Vc é muito generosa, não guarda nenhum segredinho nas técnicas, parabéns e obrigada!

Vou acompanhar esse curso, oba, estou aprendendo, pelo menos teoricamente, rsrs

Beijocas, capricha no cobertor e durma bem,

♥Gi♥ disse...

Luci, vc é mt 10! Nunca saio desse seu Blog sem aprender nada... Alguma coisa eu levo comigo! Obrigada! To bem cruazinha em relação a MDF, seu PAP AJUDOU MT.
bjs
♥Gi♥


♥ DOCE ENCANTO ♥♥ DOCE MAGIA ♥

♥ Doces Selinhos ♥♥ Encanto e Magia ♥

Rosangela Loeblein disse...

Oie passando pra dar uma espiadinha e desejar uma linda noite de sonhos. Bjos

Sueli Pinheiro disse...

Nooooooossa! Super bem explicado! Sempre tive curisidade de saber como se faz, o passo a passo, mas ainda não tive oportunidade de fazer nenhuma aula. Já estou curiosa pelas próximas etapas. Ficarei aqui aguardando.
Obrigada por compartilhar com tanta boa vontade.
Besitos desde España.

Gabi disse...

Olá!
Gostei da explicação, assim se aprende bemmmm melhor, quando tudo é bem explicadinho, nos mínimos detalhes rsrsrs. Parabéns Luci, seu trabalho é lindo!!!
Um grande beijo!

Elaine Barnes disse...

Perfeita a explicação no passo a passo. Entendi tudinho e agradeço demais sua paciência e dedicação. Montão de bjs e abraços

Déia Artes disse...

Oi Luci!!!
Que iniciativa legal!!! Parabéns!!!
E a explicação está ótima!!!!
Mandei e-mail pra vc!!!
Bjs...

Vera Lucia disse...

A seguir cenas dos próximos capítulos...rsrs

Esse seu dom de compartilhar só lhe traz benefícios sabia?
Quando doamos coisas boas recebemos coisas boas tbm, imagine qto bem vc está fazendo a "humanidade blogueira arteira"? rsrsBeijos!!

Margareth Manhães disse...

Você é demais!!!!!!Que Deus te abençoe!!!!Bjs

Anonymous disse...

Gostei muito deste pap, aprendi bastante, obrigada por ensinar. está tudo muito bem explicado

Anonymous disse...

Luci sua explicação não podia ser melhor.....está de primeira, obrigada por dividir seu trabalho
estou amando.............estou começando nesta área e tudo é bem vindo, tenho um blog(é bem pouco, pois estou ainda engatinhando, se queizer dar uma olhadinha,vou ficar feliz(mr.vargas.nafoto.net)
margareth
m.rocio@uol.com.br

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Puxa que aula maravilhosa, hehehhe. Aqui em casa deixo essas coisas para as meninas, afinal elas tem mais paciencia com as tecnicas e habilidade tb, ai eu me aproveito e só peço, faz pra mim??? jehehhe. Quando uma não pode a outra faz, é bom né ? Mas tenho certeza que muitas amigas vão aproveitar. Parabéns por ensinar tão bem e com detalhes. Bjs Leila

Andrea Melo disse...

Olá amiga!
Nossa! era uma postagem dessa q estava a procura!
Obrigada por compartilhar
Vou salvar seu blogno meu p acompanhar!
beijos!

Cleide Maravilha de Biscuit disse...

Amiga, arrebentou, que show!

Amei todos os paps, seu cantinho é incrível e você muito gentil em nos ensinar passo a passo a sua técnica, cheguei ontem e já tô aprendendo técnicas maravilhosas, só tenho que te agradecer.

Beijinhos. Deus te abençoe.

MaluMari disse...

Olá !!!!
Você disse que compra a tinta PVA branca , o galão de 3,6l da suvinil , é aquele galãozinho normal de pintar parede mesmo ?
Pois eu usei um pouco da tinta que comprei pra pintar a parede aqui de casa e não ficou boa e era tinta acrilica pva fosca como como no rótulo da que eu compro na caçula da alfândega.
Tira essa duvdapra mim o quanto antes por favor que eu tô indo esses dias comprar material para fazer os enfeitinhos e a minha decoração de natal e umaslembrancinhas pra familia .
Beijos e já olhei vários paps seus e a cada página eu amo mais e mais.
Parabéns.
Vanessa.
chuxu28@gmail.com

andreia disse...

Olá Luci!!!
Bom dia!!!Amo o seu blog,ele tem tudo o que precisamos e bem explicadinho.Gostaria que vc pudesse tirar uma duvida minha.Faço chinelos decoupados com tecidose impermeabilizo com termoolina e adesivo da squizz,gostaria de saber qual verniz eu posso passar por cima do tecido para que tenha uma durabilidade maior e não encarda o tecido?Depois te mando algumas fotos do que eu faço.Ah!um bom dia de trabalho e muita criatividade.Quero tbm fazer uma caneca dessas que vc faz,gostaria de saber qual é essa tinta pva que vc fala.É aquela de parede?bjins.Aguado sua resposta.Email:andreiafrezarim@gmail.com

Vera Lúcia disse...

Oi, tudo bem???
Amiga quanto tempo que não passo por aqui foi, preciso vim pra bem longe e dá um longo passeio por aqui.
Melhor, vc. acredita que passei o dia por aqui?
Li no seu face que vc. estava dando uma mexida por aqui...rsss.
Menina, amei tudo que revi, fiz uma apostila de PAP da decoupagem, nós nunca sabemos o suficiente né?
Aprendi truques esquecidos, afinal já faz um bom tempo que estou parada.
Hoje posso dizer que vim ao "curso da Luci". Amei, valei pelo dia, matei a saudade.
Continue assim, nos incentivando cada dia mais. És uma eterna abençoada. Obrigada pelo dia de hoje "juntinhas". Bjs.