24 de jun de 2009

PAP / Tutorial Como pintar bolinhas

Existem 3 coisas que sempre estão me perguntando, mas a campeã de audiência são as bolinhas. Como faço e como saem tão certinhas.Estou sempre respondendo, mas agora resolvi fazer um PAP.
Na verdade eu faço meio de olho. Se medir, não estão tão certinhas, mas no meio de tantas bolinhas nem dá para perceber.Então vamos lá!

1 – Eu uso os cabos dos pincéis para fazer as bolinhas. Não pode ser daqueles que a ponta seja arredondada, bicuda, e sim os chatos. De acordo com o tamanho do pincel a bolinha será um pouco maior. É importante que a ponta do pincel esteja bem molhada, assim as bolinhas ficarão do mesmo tamanho.
2 – Minha tinta branca é Suvinil, mas quando faço as bolinhas uso a Acrilex, que é a marca de tinta que uso, pois a Suvinil costuma rachar a bolinha conforme seca.
3 – Primeiro faço as bolinhas nos quatro cantos. Depois procuro mais ou menos o meio entre elas e faço outra.

 
4 – Depois procuro o meio entre a primeira metade e os cantos e faço outra.



 
5 – Se a caixa fosse quadrada, faria o mesmo nos quatro lados. Mas usei uma retangular, que é diferente para vcs verem bem. Como as laterais são menores, não ficará certinho se eu fizer 3 bolinhas entre os cantos, então faço duas.



6 – Aí é só ir fazendo ao lado dessas.

 

7 – Ficam os quadradinhos e vc faz outra bolinha entre as 4 que formam o quadrado.

 



8 – Agora a tampa.



9 – Se você acha muito difícil faze de olho, use uma régua para facilitar. Essa caixa tem, tirando a largura do mdf, 24 x 18 cm. Então dá para fazer com distância de 6 cm de uma bolinha para outra. Ou seja, como vc vai fazer duas bolinhas entre as dos cantos, dará 3 espaços. 18 dividido por 3 = 6 cm. Marca com a ponta do lápis.





10 – Agora é só cobrir os pontinhos feitos a lápis


11 – Fazer como foi feito no fundo da caixa.



12 – Na tampa eu costumo usar um pincel um pouco menor que no fundo da caixa. Tipo, na caixa o 24, na tampa, o 18 ou 20.
13 – Querem dar uma encrementada na tampa? Pegue um pincel bem menor para fazer bolinhas bem pequenas. Na diagonal, faça bolinhas pequenas entre as que vc já fez. Comece no canto do alto a esquerda. Observe no alto da foto.



E continue até a parte de baixo.

 

14 – Agora comece no canto de baixo a esquerda





15 – Eis a peça pronta!



 Se tiverem alguma podem perguntar, viu?
Espero que tenham gostado e que seja útil!

19 comentários:

Diva disse...

Olá Luci!!!
a caixinha está muito bonita
e muito simples de fazer pois
está muito bem explicado,qualquer
pessoa que queira consegue faze-la
beijinhos; e um óptimo dia....

Diva Muenster

lika disse...

olá lindo trabalho e as bolinhas sairam perfeitas,eu uso o pinta bolinha da mercur tem várias pontas com tamanhos diferentes de bolinhas,adorei a sua dica as bolinhas estão na moda...
um abraço
lika

Luci Cardinelli disse...

que bom que gostaram!

bjusss

♥ Artes da Quel ♥ disse...

Inclusive eu fui uma que perguntei... hehehe
Muito obrigada pelo PAP querida, definitivamente amo suas bolinhas! ;)
Bjussss

Luci Cardinelli disse...

Sim Quem vc foi uma das pessoas que perguntou! Então está aí! Mas acho que vc me perguntou tb sobre outra coisa que estou aprontando o papa por aqui. Vou postar logo logo :)

bejuss

Bia Martinho disse...

Da forma que foi colocada esta excelente.
Ameiiiiiiiiiiiiii.
Bjos

Fabiana disse...

Luci, menina que PAP perfeito! Amei!
Não sabia fazer as bolinhas, sempre ficavam tortas, rs.

Obrigada!
bjs

Maravilhas d´Arte disse...

Olá Luci!
Eu adoro bolinhas!!!
Essa dica foi de grande valia para mim!
Obrigada!
Abraços
Jana Vicente

Waneska Ferreira disse...

Que dica ótima, vou tentar fazer isso hoje à noite, obrigada. Vou postar lá no meu blog depois..heheh. bj Luci

CRIS STELA disse...

Valeu pela aula de bolinhas! Eu estava procurando uma referência... encontrei! Beijo!

Andrize DuARTE disse...

Amei seu blog, tô seguindo bjsssss

Luci disse...

Lindo,adorei comprei o pinta bolinhas essa semana e confesso que fiquei com medo de errar mais com esse pap ficou fácil, adorei os ultimos desenhos,parabéns!

Cleide Maravilha de Biscuit disse...

Luci, AMEI!!!!

Parabéns! Suas peças são lindíssimas e suas explicações são maravilhosas.

Beijinhos e feliz 2011!

simone disse...

bom dia e FELIZ ANO NOVO! SUAS DICAS SÃO MARAVILHOSAS, ainda agora escrevi um lindo comnt para vc, mas na hora de enviar ocorreu um prblma e não consegui, desisti tinha que escrever tudo de novo e a inspiração não seria a mesma efiquei furiosa,desisti, agora estou tentando outra vez, espero que consiga, obrigada por tudo. bjksssss SIMONE ITABORAI

simone disse...

oi, luci, agora consegui, te desejo muita saude e que neste ano que se inicia seja de muitas felicidades e novidades para nos e claro(rsrsrsrs), que DEUS ilumine a sua vida e tudo de bom que vc mereça nesta vida, bjkssss SIMONE SOARES

Artes da Eula disse...

querida eu ameiiiiiiiiii isso! eu fazia diferente e as vezes dava errado! Mas agora aprendi! obrigada por compartilhar! bjinhus
quando puder me faça uma visitinha! bjinhus
http://artesdaeula.blogspot.com

Ateliê Paleta de Cores disse...

Luci, parabéns pelo seus trabalhos, até já fiz umas usando suas sugestões, amei.bjs amiga.

Anônimo disse...

GOSTARIA DE VER OS VIDEOS DE COMO FAZER BOLINHAS,POIS OS MESMOS NAO EESTAO ABERTOS PAra serem vistos.agradeço dal.

Maquina de Flocagem disse...

OI
estamos fabricando
Maquina de flocar portátil.
excelente acabamento desenvolvida com baixo custo para fácil aquisição.

http://flocar.blogspot.com.br/